sexta-feira, 2 de janeiro de 2004

¡Hola, todos!

Cà estou, mi Buenos Aires queriiiiido. Calor, muito mais do que em Sampa. O ventilador de teto parece que vai despecar sobre minha cabeça a qualquer minuto, mas è isso ou morrer assada.
A viagem foi assim: cheguei horas antes ao aeroporto, que a gente paulista vèio chama de Cumbica e o resto do mundo de Guarulhos. Enquanto esperava interminavelmente a hora do embarque, fiquei ouvindo o papo de dois caras, hispânicos de sotaque nào reconhecìvel. Um tinha passado o reveillon na Paulista, o outro em Copacabana. Ambos deslumbrados com a ordem e a segurança do Brasil. E eu sem entender nada. Aì ouvi a chamada para um vôo com destino ao Panamà. Os dois levantaram e foram. Entào saquei: eram mexicanos! Se tem uma cidade que consegue ser pior do que Sampa e Río em segurança, trânsito e caos urbano, è a Cidade do Mèxico. Eles devem ter achado o Brasil um paraìso!
No aviào, conheci a Francisca. Acreana, trabalhou com o Chico Mendes, e hà anos mora em Assis, na Itàlia. Acabei com um convite para ir visità-la.
Entre o free-shop e o embarque, descobri que a màquina fotografica tinha simplesmente morrido. Chegando a Buenos Aires, qual foi a primeira coisa que fiz? Claaaaro, gastei uma nota preta numa màquina. Jà comecei bem a viagem: nem 15 minutos em solo estrangeiro e estourei o orçamento.
Dica para quem vier à Argentina: NÂO troquem dinheiro na primeira casa de cämbio depois da aduana; eles pagam MUITO MENOS do que as outras. Troque no Banco de La Naciòn Argentina, como eu fiz, ou deixe para trocar na cidade. Aliàs, se eu tivesse trazido reais, e náo dòlares, teria me dado bem. Mas tudo bem, fiz um cämbio bom.
Peguei o bus pra cidade e consegui um lance legal, me deixaram bem na porta do prèdio do meu amigo Chendo. Cheguei, me instalei, pusemos algumas ornitofofocas em dia e aì saìmos para passear em Florida. Conhecem? A melhor rua de compras da America do Sul. Eu me prometi que náo ia comprar nenhum livro, e como resultado sò comprei seis (quatro deles de vampiros!).
À noite, saìmos pra jantar. Pasta y vino. Massa e vinho. Tô zonza e estufada. Voltamos caminhando por Florida. Onze da noite, turistas passeando e atè lojas abertas.
Antes que eu me esqueça: Buenos Aires è o segundo paìs do mundo em termos de homens bonitos. Sò perde para a Itàlia. Meninas, venham babaaaaar aquí!
Por enquanto è isso. Amanhá continuo minha jornada rumo sul, e embarco para uma cidadezinha a quatro horas de viagem, perdida no meio da pampa.

Besos a todos

Martha Argel,
uma vampira em Buenos Aires

Nenhum comentário: