sexta-feira, 9 de janeiro de 2004

Buenos dias.

Meu último dia aqui, e só hoje descobri o melhor cyber da cidade.
Ontem gravei uma entrevista para a televisao local. Nao avisei ninguem que ia passar, porque estava me cagando de medo de que ficasse uma merda total, afinal foi tudo em castelhano. Até consigo conviver com meus erros quando estou conversando, mas pela televisao! Nao ficou tao ruim assim. E já senti os efeitos: agora há pouco estava parada numa esquina, minha amiga Anita me ensinando o caminho pra cá, e uma velhinha que ia passando parou e ficou nos olhando. Achei que era amiga da Anita, mas a velhinha me olha e toda sorridente diz "Vi vocë pela televisao, voce é a escritora brasileira, que tem muitos livros, que está de ferias aqui. E amanha vai para Bariloche, cuidado para nao ser assaltada" e como minha amiga nao tinha visto a entrevista, recomendou que ela visse hoje ao meio-dia, que iam reprisar. Se recomendou é porque deve ter gostado. Tö virando celebridade, pena que já estou de partida.
E ontem finalmente achei que ia conseguir ir pra cama antes da meia noite. Só que fomos comer alguma coisa, e enquanto falava algo sobre literatura e técnicas de escrita, percebi que havia uma senhora, cara muito simpática, prestando uma atencao de coruja a tudo que diziamos. Me disse "estou fascinada com a conversa". Convidei-a a nossa mesa, ela aceitou, e ficamos atá a uma da manha batendo papo. Estou acabada. Há uma semana nao durmo antes das 12 da noite, e todos os dias saio para caminhar (por uma hora!) as seis e meia.

Bizarrice: o quintal de minha prima está infestado por lesmas grandes e gordas. Toda manha ela sai com um pacote de sal para combatë-las. E elas caem na piscina e viram uma coisa nojenta. Desenvolvi uma tecnica elaborada para tirá-las lá de dentro com a ajuda de um rodo.

Como nao podia deixar de ser, minha prima aprendeu muito bem algumas das coisas que lhe ensinei: bunda, filho da puta e puta que o pariu. E lhe ensinei uma frase em espanhol que soa muito bonita aos ouvidos brasileiros. "Lá vai um careca maluco, com o casaco na mao, correndo atrás da van". Em espanhol é: "Ahi va un pelado tarado, con el saco en la mano, corriendo detrás de la buseta".

Amanha provavelmente nao postarei. Estarei viajando para Bolivar, onde darei uma palestra sobre cultura brasileira para um pessoal do Rotary. Dali sigo rumo sul. Chegarei a meu destino no domingo pela manha. De lá mando noticias.

beijos mil, curtam o verao

Martha Argel,
uma vampira a ponto de viajar.

Nenhum comentário: