domingo, 25 de janeiro de 2004

PARABENS SAO PAULO!!!! EU TE AMO!!! MESMO TAO LONGE, MESMO CERCADA DE PAISAGENS TAO ESPETACULARES, MEU CORACAO AINDA ESTA EM MINHA CIDADE!!!! FELIZ ANIVERSARIO, SAMPA!!!

Ultimo dia em Neuquen. Parto hoje para Buenos Aires, onde devo chegar amanha, apos 18 horas de estrada. Tomara que nao se sente ninguem simpatico a meu lado. Quero - e necessito - esse tempo para dormir e pensar e divagar e fazer planos.
Dormi muito mal esta noite. Um calor sufocante, e um pesadelo interminavel com... dinossauros!
Aqui no sul distante o ritmo de vida e tao diferente do que estou acostumada! Os dias de verao sao muito longos. Pouca coisa acontece de manha, as pessoas parecem funcionar a meia corda. E' depois das tres que a atividade se acelera, e continua ate o por do sol -- 'as 22 horas -- prolongando-se noite adentro. Ontem fui dormir cedo, as onze e meia, mas praticamente nunca dei meu dia por encerrado antes das duas da manha.
Ontem meu periplo paleontologico culminou com algo muito especial. Fomos todos (Dominga, Claudio, Rosario, Alejandro e eu, a "turma da camiseta branca") a um lugar chamado Los Barreales, que vem a ser o sitio paleontologico mais espetacular que se possa imaginar. Facil de chegar, localizado as margens de uma represa maravilhosa. cercado por penhascos esculpidos pelo vento e pela agua, e com um tesouro fossil incalculavel. Funciona ai um centro de pesquisas inacreditavel: quinze abnegados trabalham sem salario, sem verba, na raca, extraindo alguns dos dinossauros mais impressionantes do mundo. Gente, acreditem, e de cair o queixo. Meu mais novo dino favorito e o Megaraptor, cuja garra de 30 cm de comprimento faz o Velociraptor parecer um ursinho de pelucia. Vimos fosseis assombrosos que ainda nao foram publicados, novidades exclusivas para os visitantes do lugar. Conheci os paleontologos Lucas Fiorelli, Magdalena Perini e Laura Cruz, jovens tao especiais, tao dedicados que nao ha como nao querer sua amizade e desejar-lhes TODO o sucesso do mundo. Quem quiser conhecer um pouquinho de Los Barreales, pode visitar a pagina do Proyecto Andino, mantido pela Universidade del Comahue. E se alguem ai planeja visitar Bariloche, aproveite para dar um pulo em Neuquen (sao so 400 km de distancia!) e ir ate Los Barreales, pois a UNICA grana que esses caras tem vem da merrequinha paga pelos turistas para visitar o lugar! Essa e a ciencia a moda latino-americana.
Lamento tanto, tanto, tanto ter de seguir viagem. Meus primos me receberam tao bem, encontrei aqui tanta coisa interessante, as paisagens sao tao grandiosas que sinto como se deixasse algo de mim aqui (como de resto, vou deixando pelo caminho, por onde quer que passe e encontre a acolhida gentil e o calor humano que fui encontrando por todos os lugares onde passei). Mas e hora de continuar rumo norte.
Minha cidade me espera. Em uma semana, verei o sol nascendo no LAR.

beijos a todos

Martha Argel

(PD. me estas siguiendo, Trauco? Ahora te tengo conmigo, sentado en el cordon de la acera, sonriendo bajo el timido sol de Ancud)

Nenhum comentário: