sábado, 24 de janeiro de 2004

Vixe, nao e facil lidar com dois idiomas ao mesmo tempo. Relendo assim por cima o que tenho escrito, noto quantos deslizes aparecem em meu texto em portugues. E logo depois de atualizar este blog, meu castelhano se transforma em qualquer coisa.
Ontem foi um dia de andancas urbanas. Tinha um monte de coisas pra fazer, revelar fotos, conhecer um pouquinho da cidade, fazer umas comprinhas, organizar a proxima etapa da viagem.
A viajante super experiente aqui deu uma mancada tremenda, que poderia ter tido consequencias desagradaveis, nao fosse a gentileza natural aos neuquinos: ao comprar minha passagem para Buenos Aires (sim, tenho de seguir viagem. Tudo o que e bom dura pouco) simplesmente esqueci no balcao da empresa meu cartao de credito! A sorte foi ter perguntado as atendentes onde era a oficina de turismo. Qual nao foi meu espanto quando eu, em bom papo com o pessoal de la, vejo chegar esbaforida a mocinha que acabara de me atender! Ela ficou tao aliviada quanto eu.
A tarde Dominga me levou para conhecer os rios que cercam a cidade, o Limay e o Neuquen, que mais abaixo se juntam para formar o rio Negro. Fomos tambem a um mirante, no alto da barda, a meseta tao caracteristica da paisagem patagonica. De la a gente se da conta do milagre que e a agua no deserto. A cidade e as margens dos rios, densas de vegetacao luxuriante, sao como uma ilha no meio de uma paisagem arida imensa, que domina o horizonte em todas as direcoes para onde se olhe. E impressionante, algo grandioso. A agua, e os sistemas de irrigacao, tem uma forca e um poder inacreditaveis.
Andando pela cidade, os gramados verdes e os jardins floridos sao uma maravilha. Quanta agua nao sera necessaria! E em um certo ponto da cidade, num bairro fechado de altissima renda, a coisa mais disparatada do mundo: um campo de golf. Quando uma boa parte da populacao pobre da cidade nao tem agua para tomar banho, os novos-ricos locais, protegidos por alambrados e uma guarda particular, cultivam seu proprio jardim do Edem. Essa e nossa amada e pobre America do Sul.
Hoje de manha, com preguica de levantar, sintonizei uma radio local. Dois anuncios me chamaram a atencao.
O primeiro: Sabe porque Mickey esta em Disney e nao aqui em Neuquen? Porque nos em Neuquen temos o ExtermiNeuquen, que acaba com todos os roedores! Achei hilariante!
O segundo era um comercial musical, bem tipo Broadway, do Cassino que existe aqui, com vozes felizes e entusiasmadas cantando venha divertir-se, passar momentos maravilhosos, sentir-se como um rei. Isso acentuou uma impressao que venho tendo ha dois dias, e que tinha se tornado mais aguda ao ver ontem o campo de golf: em varios aspectos Neuquen se assemelha a Las Vegas, a cidade que cresceu no deserto as custas do esforco humano. Por sorte Neuquen e uma cidade de verdade e pelo que pude ver o Cassino nao tem qualquer influencia no dia a dia das pessoas daqui. E apenas uma excrescencia, uma armadilhazinha para incautos e desamparados, da mesma forma como os bingos que abundam em minha propria cidade.
Hoje, ao que tudo indica, novamente terei dinossauros.

E isso ai. Curtam-se a si mesmos e criem suas proprias oportunidades.
Desde la Patagonia Argentina se despide

Martha Argel

PS. Ontem e hoje carreguei algumas fotos na pagina Yahoo de minha lista de distribuicao de noticias. Clique aqui para ve-las (se voce nao esta inscrito aproveite e inscreva-se!)

Nenhum comentário: