quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Good evening!
Ontem fui assistir a um musical, "Annie get your gun". Toronto nao eh a Broadway, mas foi o maximo. O teatro era lindo, o musical muito divertido e os artistas otimos. A atriz principal ganhou um premio Toni nos EUA, e eh badaladissima por aqui. Nao perguntem o nome que nao lembro.
Hoje de manha saih para passear pela cidade, e fui ateh a torre da CN, a mais alta estrutura livre do mundo. Meu, eh muuuuito alta!!!! Nao subi, talvez o faca amanha. De tarde fui passear na Queen, a rua descolada daqui. Meu walking tour me levou, ainda, a Chinatown (aqui tbm tem!), a Prefeitura (descrita no guia como "duas metades de uma concha com um disco voador no meio", e a esquina por onde o mundo inteiro passa, Yonges (pronuncia-se como young) com Dundas. Fantastica, tinha um grupo de hip-hop numa calcada e um conjunto musical cigano na outra. Todas as etnias imaginaveis desfilando, e um centro comercial deslumbrante. Toronto eh uma das cidades mais cosmopolitas do mundo.
Faz calor por aqui, e as pessoas pela rua sao descontraidas. Mil tribos, mas a indumentaria padrao parace ser bermuda ou jeans com camiseta e mochila nas costas. Nao dah para saber quem e' turista e quem e' daqui mesmo. Muitas muculmanas com veu. Orientais a torto e a direito. Familias de hindus. Todas as nuances entre o branco muito branco e o negro bem negro. No meio, volta e meia alguem falando portugues - o nosso brazuca ou o de alem-mar. A coisa mais interessante que vi hoje foi um cara com uma longa tranc,a... na barba!!!
Neste fim de verao, TO eh uma cidade muito florida, canteiros e vasos por toda parte. Ha parques e jardins, invariavelmente com espelhos e cursos dagua, nos lugares mais inesperados, lindos. Em alguma placa li que isso eh resultado de uma politica publica muito inspirada, de criar areas verdes em todos os locais possiveis. Puta que o pariu, porque eh que nossos administradores nunca tiveram o minimo interesse nesse tipo de coisa?! E os parques nao sao simples areas gramadas. Sao cheios de obras de arte, caminhos sinuosos, detalhes inesperados. Eh maravilhoso.
Entre uma andanca e outra, estive em duas livrarias sen-sa-cio-nais. Uma delas especializada em livros de fantasia e ficcao cientifica. A outra se chama "A maior livraria do mundo". A pilha de aquisicoes, claro, cresceu enormemente, e agora inclui os tres livros que eram um dos objetivos desta viagem. Nada mal para quem estah no pais hah pouco mais de 48 horas!!!
Quase nove da noite, e o Chardonnay californiano comeca a fazer efeito, estou relaxada e pronta pra ir pra cama, ler meus novos livros durante algum tempo.
Amanha tem mais. Fiquem bem.

beijos e queijos
Martha Argel

Nenhum comentário: