quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Bom dia.
As manhas aqui sao frescas, e ainda nao faz frio. Durante o dia, o sol forte faz a gente passar calor, mas aa sombra a pele da gente fica toda arrepiada. Logo logo este ser tropical deve comecar a sentir frio em seus passeios pela cidade.
Nao tenho muito o que dizer sobre o dia de ontem. Nao que nao tenha acontecido nada de extraordinario. Pelo contrario, logo no comeco da manha, tive uma experiencia tao transcendental que passei o resto do dia em estado de graca.
O fato eh que, por causa de minha dor de cabeca persistente (que alias me acompanha ate agora), decidi abortar meus planos de uma loooonga caminhada ate um dos belos pontos altos desta cidade. Em vez disso, resolvi fazer compras. Tinha uma nebulosa ideia de comprar roupas, mas meus passos me levaram, contra (contra?) minha vontade, ate a autodenominada "Maior Livraria do Mundo". Bem, na verdade sequer cheguei lah. Na porta ao lado funciona um sebo, que depois vim a descobrir ser um dos dois melhores sebos de Toronto.
Parada na porta, olhei de um lado, olhei de outro e decidi entrar. Foi como atravessar os portoes do Paraiso. I-men-so. Organizadissimo. Sabem os sebos do Brasil, cheios de coisas imprestaveis, e qualquer livro que valha a pena custa os dois olhos da cara e alguns dedos da mao? Entao. Nada disso. A coisa mais facil do mundo nesse sebo seria encher de preciosidades uma mala de fazer inveja a um pastor da Universal. Foi mais ou menos o que eu fiz: enchi a daypack ateh a boca. No total 11 livros de vampiros e 4 variados. O vendedor, um sujeito simpatico e muito colirio-para-os-olhos chamado Mike ficou impressionado: "Voce esta fazendo alguma pesquisa?" "Vai caber tudo na mochila?".
Encontrei coisas que estava procurando hah anos, como "Sunglasses after dark", da Nancy Collins, e "American Gothic" de Michael Romkey. Tambem um livro que eu soh imaginava que existia, o setimo de uma serie que aparentemente completei.
E vejam que coincidencia incrivel: comprei um livro de Fantasia da Tanya Huff, soh porque vi na contra-capa que ele se passa aqui em Toronto. Chegando em casa, dei uma olhadinha nas primeiras paginas, e qual nao foi minha surpresa ao descobrir que a personagem principal percorreu... o mesmo caminho que eu tinha feito para ir aa livraria, poucas horas antes!!!
Bom, como jah disse, passei o resto do dia meio abobada com meu tesouro e nao fiz mais nada digno de nota: comprei algumas lembrancas, fiquei lendo a Kim Harrison, depois saih com a Clau, o Hugo e o Andrew pra fazer supermercado.
Um outro fato digno de nota em meu dia foi ter, finalmente, recebido noticias de minha amiga Jacqueline Bishop, que mora, ou morava, em Nova Orleans. Ela me escreveu e contou que toda sua familia sobreviveu e se refugiou em Houston. A casa dela, porem, foi saqueada sexta-feira passada. Por um lado fiquei aliviada, agoniada por outro com as palavras dela: 'nossa paisagem se foi'. Que terrivel deve ser nao ter mais nenhuma referencia familiar em sua vida!

Beijos a todos, fiquem bem.
Martha Argel

Nenhum comentário: