sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Boa noite. O dia esteve lindo, muito sol e calor.
Hoje subi na CN Tower, que segundo meu guia Lonely Planet Canada (os guias LP sao fantasticos!!!) e "a estrutura livre mais alta do mundo", com 553 m de altura. Fazer ideia de como isso eh alto? Sao mais de cinco quadras de altura!!!! Pois eh, cheguei a mais de 400 metros. O elevador sobe super-rapido, e e agente sente nos ouvidos a mudanca de pressao.
A vista la de cima e impressionante, diz que em dias bem claros pode-se ver a 160 km de distancia. A cidade fica parecendo uma maquete.
Duas coisas curiosas aconteceram lah em cima. Eu jah tinha reparado que rarissimas mulheres aqui pintam o cabelo de vermelho, como eh moda em Sampa agora. Pois bem, quando estava lah em cima, vi uma garota com cabelo quase da cor do meu. Daih a pouco ela passa perto de mim, conversando com uma amiga... em portugues! Nao apenas as duas eram brazucas, mas de SP, alunas da USP e cursando Ciencias Ambientais! Batemos o maior papo, eles se encantaram com o JC e fizemos varias fotos.
A outra coisa bizarra foi ter recebido a pior cantada da minha vida: um gringao alto, forte e loiro (nao loiro aguado, um loiro meio dourado, o efeito nao era tao ruim assim...) chegou e ficou encarando, com ar intrigado, o pequeno orangotango de pelucia que fica pendurado no ziper da mochila que minha prima me emprestou. "Ele e' simpatico", disse. E eu la' pensando, que que esse cara ta' querendo, ate' que ele perguntou se eu era francesa e eu saquei, por fim qual era a dele. Alias, uns minutos atras ele jah tinha tentado chegar em mim, mas eu achei que ele estava soh querendo passar no corredor estreito e tinha saido do caminho! Trocamos meia duzia de frases absolutamente mediocres, eu disse bye e caih fora. Comentario de uma de minhas amigas recem-conhecidas: "Soh faltava ele ter pedido o telefone do macaco!". Putz, soh mesmo!

Uma dica pra quem vem ao Canada: se comprarem dolares canadenses no Brasil, nao aceitem notas de 100 dolares. Tragam apenas notas de 20 dolares. Ninguem no comercio aceita notas maiores, e voces terao que trocar no banco.
Outra dica: chegando aqui, comprem o Toronto City Pass, que custa cerca de 48 dolares canadenses (uns 90 reais) e dah direito a visitar seis das principais atracoes da cidade, num prazo de 9 dias, por menos da metade do preco normal.
Comida eh mais cara que no Brasil, mas a variedade de produtos eh incrivel. O mercado de St Lawrence, que fica aqui do lado da casa da minha prima, eh otimo para quem quer conhecer alimentos e produtos diferentes. Tem queijos do mundo todo, e paes que eu nunca trinha visto antes, sem falar nos temperos, nos vegetais, nos frios e nos frutos do mar!
O cafeh eh estilo americano, fraco, aguado e enorme, mas hoje tomei um cafe com leite passavel quando fui fazer umas compras no mercado.
Produtos brasileiros que jah vi fazendo boa figura aqui: bombons Garoto, facas Tramontina, pirex Santa Marina e sandalias Reef.

Beijos e ateh amanha!

Martha Argel
PS. pra quem esta' entrando aqui vindo do Google, em busca de informacoes sobre Anne Rice e o furacao Katrina: a titia Arroz nao mora mais em Nova Orleans, pois ela se mudou ano passado para a California.

Nenhum comentário: