domingo, 18 de setembro de 2005

Bom dia, todos!
Anteontem choveu quase o dia inteiro. De manha sai' pra fazer umas compras e fui de metro, com o qual ja' estou bem familiarizada. Na volta, jah estava quase chegando, quando o trem parou na estacao Dundas e nao mais saiu dali. No comeco, os passageiros foram entrando, entrando e lotando o vagao. Uma mulher sentou do meu lado, tirou de uma sacola um tupperware e comecou a comer algo que parecia ricota (bleargh!). Dai' a pouco, inquietando-se com a imobilidade do trem, me perguntou se haviam anunciado algo. Respondi que nao. Minutos depois, alguem falou algo pelo alto-falante. Claro que nao entendi. Ela tambem nao. Alguns passageiros sairam e se aglomeraram ao redor de um funcionario na estacao. Vendo aquilo, mais gente saiu e se juntou ao bolo. O sujeito falava, apontava numa direcao e distribuia uns papeizinhos amarelos. Sai' tambem pra ver o que era. Aparentemente eram passes para pegar um onibus sei la' pra onde. Nao descobri porque e' que o trem tinha parada, mas pelo visto nao ia voltar a andar tao cedo.
Mandei tudo as favas e decidi caminhar ate' em casa, afinal faltavam so' duas estacoes. Debaixo de chuva?! Nao mesmo, pois aqui temos... o PATH!!!
E la' fui eu de novo pelo shopping subterraneo! Eu e, claro, metade da populacao de T.O. O troco e' util mesmo! So' voltei aa superficie na mesma saida por onde teria saido se tivesse continuado no metro.
O resto do dia foi chuva, morgacao e algumas compras aqui nas vizinhancas.

Para ontem estava prevista mais chuva pela manha. Puxa, justo quando eu tinha combinado sair com um povo pra minha primeira observacao de aves DE VERDADE aqui no Canada! Quando amanheceu nao estava tao ruim assom, e fomos do mesmo jeito. Ainda bem! O dia aos poucos ficou lindo. Sheila e Larry sao super-simpaticos, e foram extremamente gentis comigo e o lugar, pertinho daqui, o Tommy Thompson Park, e' realmente otimo. Vi varias especies interessantes, mas acho que o mais espetacular foi ter visto uma enormes aglomeracoes de borboletas-monarcas, por toda parte. Meu, que incrivel, era a tal da migracao, que leva esses insetos ate' a America do Sul!!! Meus amigos nunca tinha visto, e ficaram encantados. Conversamos com varios outros birdwatchers e anilhadores de aves e fiquei morrendo de inveja dos equipamentos e dos recursos que eles tem a disposicao aqui.
Depois da manha de campo, eles me levaram a Missassauga, uma cidade vizinha, para almocar na casa deles. Caramba, parecia cenario de filme. Casas enormes, lindas, entre um bosque exuberante, cercadas de vegetacao, e sem qualquer cerca separando-as. A casa deles, de madeira, com amplas janelas que deixam o sol inundar as salas e a cozinha, tem um belo jardim na frente, e a varanda na parte de tras da para um enorme gramado, que desce suavemente ate umas arvores, em meia as quais uma escada leva ate' a beira de um grande rio. Caramba, como deve ser morar num lugar desses? E' como estar no meio do mato! So' que a estacao de trem esta' a tres quadras!
Depois de almocar e bater muito papo, eles me levaram ate' la', tomei um trem "double-decker" (dois andares!) e em 25 minutos eu estava no centro de T.O.
O final da tarde foi gasto com preparativos para a festinha de aniversarios (da Clau e meu) que daremos hoje.
Ja' estou entendendo melhor o que as pessoas falam. Consigo pelo menos saber sobre o que os locutores do radio estao falando, e muitas vezes entendo o que os vendedores ou as pessoas na rua me dizem. O problema e' que as vezes as pessoas te dizem coisas completamente absurdas, do tipo "Voce tem o cartao Air Miles?" ou "Voce e' a irma do Peter?" ou senao e' algum maluco (tem muitos por aqui, um deles me seguiu o outro dia!) ou um pedinte e ai' demora pra sacar que diabos e' aquilo. Essa do tal Air Miles demorou uma semana pra eu entender, ate' que um vendedor me explicou. No seguinte eu ja' sabia e me senti muito orgulhosa de mim mesma.

beijos e queijos e fiquem bem.
Martha Argel

Nenhum comentário: