quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Boa noite.
Hoje fui a Casa Loma, um dos pontos turisticos mais visitados de Toronto. Eh um castelo no alto de uma colina, maravilhoso. O que mais me impressionou foi o fato dele ter sido utilizado pelos ingleses, durante a Segunda Guerra, para a construcao de equipamentos secretos para os navios britanicos. O sistema de seguranca: um cadeado e um cartaz informando "Obras. Entrada proibida", para manter afastados os turistas que jah naquela epoca enxameavam pela propriedade.
O castelo eh fake total, construido no inicio da seculo XX, imitando construcoes mais antigas. Adorei as suites do dono do castelo e mulher dele. Subir nas torres e percorrer um tunel de cerca de 250 m sao os pontos altos do passeio. Ah, e tem as passagens secretas!
Engracado, apos uma semana aqui, finalmente hoje me senti mais aclimatada aa cidade. Pela primeira vez falei num telefone publico e tomei o metro. Tambem entrei num dos infindaveis cafes da cidade. E decidi fazer o que toda mae desaconselha: comecei a falar com estranhos. E eh um barato como o povo aqui a-do-ra puxar papo. Eu ja tinha notado isso, e o Hugo confirmou. Povo desesstressado tah aqui: voce dah trela e eles nao tem muita pressa em dizer bye e encerrar a conversa.
Dica: se vierem pra cah, facam isso. Conversacao de verdade.
Outra coisa: canadenses devem ser criaturas miticas. Eh a coisa mais dificil de achar. Hoje conversei com um cuja mae era de Trinidad e o pai da Inglaterra. Depois conversei com um ucraniano. Acho que vou comecar a colecionar nacionalidades. Da israelense eu jah falei aqui, neh? Fora um monte de brasileiros, conversei tambem com um portugues acoriano, uma hindu e um casal de iranianos.
E hoje ainda tive o prazer de comer umas salchichas fantasticas. Sabe aquele cheiro delicioso que as salchichas tem, e que quando vc vai comer descobre que nao tem nada a ver com o gosto verdadeiro e insosso delas? Pois essas que eu comi tinham exatamente aquele sabor que eu me lembro de minha infancia. Meu, que delicia!!!
Por fim: fiz uma tentativa de tirar dinheiro num caixa eletronico direto da minha conta bancaria no Brasil e... deu certo!!!
Entao, outra dica: quando viajarem para o exterior, certifiquem-se de que seu cartao magnetico tem a bandeira Plus no verso. Nao sei se precisa ter chip, chequem com seu gerente. Voces nao imaginam que sensacao boa eh ter acesso direto a seu proprio banco no Brasil!
Talvez eu desapareca por uns dias. Viajo amanha para Montreal. Se tiver acesso, posto de lah.

Beijos e queijos

Martha Argel

Nenhum comentário: