segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Bom dia, todos.

O frio voltou a se instalar em Sampa, mas não sofrerei com ele por muito tempo.

Na quinta-feira começo minha viagem ao Suriname. Tomarei um vôo rumo a Belém, e aí tomarei o avião de uma empresa surinamense, com destino a Paramaribo, a capital do País.
Com cerca de 250 mil habitantes, Paramaribo é a maior cidade do país, e concentra mais da metade de sua população.
A composição étnica do Suriname é a mais excêntrica possível: 37% de paquistaneses, 31% de crioulos (= nativos) ou "surinameses", 15% de indonésios, 10% de maroons (mais ou menos o equivalente a quilombolas, descendentes de escravos fugidos), 2% de chineses, 2% de ameríndios, 1% de europeus e 2% de "outros".
Fala-se holandês lá, mas a língua mais usada é um dialeto cujo nome ainda não sei ao certo: em diferentes sites, enciclopédias e documentos é chamado de "surinamês", "taki-taki" ou algo como "sranam lango" (não estou bem certa se é isso).

Bem, por enquanto é só. Vou tentar manter o diário online da viagem, mas não estou certa se encontrarei internet fácil em Paramaribo, ou se minha agenda me permitirá.

abraços a todos, torçam por mim (estou realmente ansiosa)

Martha Argel

Nenhum comentário: