sábado, 14 de agosto de 2004

Bunde! (isso e' "bom dia" em snaram tongo)
Acordei com os bentevis cantando do lado de fora de minha janela. Parece que certas coisas nunca mudam...
Pois e'. O dia ontem foi brabo, primeiro o stress de tentar marcar ao menos alguma reuniao que valesse o dia e depois, quando finalmente conseguimos, o stress de fazer tudo direitinho. Para minha extrema alegria, o primeiro contato foi logo de cara com um ornitologo. Ueba. Eu podia nao ter muita seguranca quanto ao idioma, mas pelo menos o assunto eu dominava.
No fim, ate que foi legal, tenho a impressao de que meu ingles vai aos poucos se desenferrujando e se desenrolando, e a comunicacao vai se fazendo mais facil.
Boa parte do dia se passou dentro de ambientes fechados, mas durante as viagens de taxi deu pra ver um monte de coisas. Eu quase ficava enjoada de tanto virar a cabeca de um lado para o outro, tentando ver tudo, absorver tudo.
Pra mim, Paramaribo e linda. Nosso hotel esta afastado do centro, e a vizinhanca e' incrivelmente verde e luxuriante, cheia de flores e plantas de folhagem vicosa. No trajeto ate o centro, cada esquina e' um susto, por conta da mao de conducao invertida. Os carros viram nos lugares errados, aparecem de onde menos espera, e voce sempre fica om a impressao de que vai vir um onibus e te pegar de frente porque, afinal, voce esta na contra-mao! As ruas sao estreitas, praticamente nao vi avenidas, e o trafego e uma loucura, super-intenso. O centro da cidade e' a coisa mais pitoresca que ja vi, com a arquitetura em madeira, a profusao de varandas que 'as vezes faz lembrar aquelas cidades de velho-oeste estadunidense, a vegetacao sempre muito verde e abundante e o predominio de gente de pele escura (de todas as etnias possiveis e imaginaveis).
Como tem gente bonita aqui! Negros, mulatos, indianos, gente com tracos orientais que nao da pra saber de que origem sao, loiros, de tudo. As misturas sao incriveis. A gente costuma achar que Sao Paulo tem todas as racas imaginaveis, e e' esquisito ver tantos tipos fisicos com os quais nao estamos familiarizados. Tenho de me controlar principalmente com relacao aos indianos, que acho tao bonitos. Minha tendencia e ficar encarando. Ontem de noite, no restaurante, havia uma enorme familia de origem hindu e eu ficava o tempo todo observando-os de rabo de olho. O, falta de educacao!
A Ana, uma da minhas companheiras de viagem, que ja rodou meio mundo, disse que nunca tinha visto nada parecido, e eu concordei. Nao e' Europa, mas tambem nao e' nada do que eu conheco como America Latina. Acho que e' Caribe. Eu nao consigo deixar de me imaginar, o tempo todo, num daqueles filmes do James Bond com o Sean Connery, em que ele vai para a Jamaica. Acho que e' bem isso.
Quanto 'a comida: eles adoram pimenta!!! No jantar comemos um frango com curry que estava uma delicia, mas minha boca ficou pegando fogo. No almoco tinhamos comido uns salgadinhos. Achei engracado que tinha algo parecido com uma empadinha, mas nao comi, acabei escolhendo um enroladinho de carne, gostoso e, claro, apimentadinho. Para beber, em geral peco suco de laranja, na esperanca de que venha algo parecido com o que tomei no aviao, mas sempre me trazem algo que deve ter vindo da Holanda numa embalagem tetrapak. Na janta, peco outra coisa: Parbo. E' a cerveja local. Fiquei fan (imaginem so, eu que nao gosto de cerveja...). Na lingua local, cerveja e' "biri".
Hoje temos algumas reunioes marcadas para a parte da manha. Tomara que sejam produtivas. E tomara que sobre um tempinho 'a tarde para voltar ao centro e ver um pouco da paisagem.

Heb een goede dag! (isso e' "tenham um bom dia" em holandes)

Beijos

Martha Argel

Nenhum comentário: