quinta-feira, 12 de julho de 2007

12 de julho de 2007

Definitivamente, com esse céu limpo, não vai haver mais neve. Droga.
Não obstante (é uma boa expressão, não?), pela manhã as temperaturas continuam abaixo de zero. Minha prima acaba de entrar revoltada: de novo foi lavar a calçada e a água congelou. De novo temos a zona de perigo diante da porta.
O dia de ontem foi de tanta lezeira quanto anteontem. Fiquei em casa toda a manhã, trabalhando em um conto que não vai em frente nem com reza brava. Acho que o cérebro ainda estava congelado (assim como os pés).
De tarde, saí para visitar minha tia Dora, já velhinha, tão encorujada que, instalada em sua cadeira de balanço, fica com os pezinhos pendurados no ar. Parece uma bruxa do bem, com os olhos claros arregalados por trás dos óculos de lentes gordas. Na sala quentinha, também estava tio Pibe, sentado em sua cadeira favorita, ao lado da janela, de onde vigia tudo o que se passa na rua. Tio Pibe é basco. Aqui na Argentina se diz que os quanto mais velhos os bascos ficam, mas próximos fica o nariz do queixo. Tio Pibe deve ter uns cento e cinqüenta anos.
Seriam umas quatro da tarde quando resolvi ir ao cibercafé (que de café não tem nada, é um computador num posto telefônico, que aqui se chamam locutórios e são mais comuns que ratos). Para chegar lá atravessei o conjunto de praças que há no centro. Tão, tão lindo! As árvores sem folhas, tudo tão limpinho, as pessoas encolhidas detrás de seus cachecóis... Como o inverno é lindo, apesar do frio insuportável.
Depois dos deveres internéticos, dei um pulo numa livraria que havia visitado três anos atrás. É incrível que uma cidadezinha como esta tenha uma livraria maravilhosa como aquela. Mesmo em São Paulo é difícil achar a variedade de livros que os donos, Gabriel e Claudia, conseguiram juntar ali. Basta dizer que entrei procurando dois contos... e saí com os dois! E olha que eu sabia apenas o nome de um deles, e do outro nem isso! Dá-lhe, Gabriel!
Hoje os planos incluem ir comer churrasco com Chichina, uma amiga de minha mãe, divertidíssima, e depois voltar à livraria para bater papo com Gabriel e garimpar um pouco mais..
Amanhã não devo postar, pois viajaremos para Tandil, a uns 80 km daqui. É uma cidade linda, situada no sopé de uma das raras serras que rompem a interminável planície pampeana. E, pela altitude, é um lugar frio. Muito frio. Quem sabe de repente rola uma nevezinha básica.

Beijos e queijos a todos!
Martha Argel
PS – e JURO que hoje faz mais frio que nos outros dias!!!

Nenhum comentário: