quarta-feira, 3 de maio de 2006

Nem tudo sao flores, ou papoulas multicoloridas, na terra da liberdade.
Em minha visita a Darien, Connecticut, visitei uma praia "publica" em que vc so' entra se seu carro tiver um selinho confirmando que vc mora nas vizinhancas. Ou seja: quem e' de fora nao entra e ponto. Ah, mas e se eu deixar o carro estacionado do lado e fora e entrar a pe'? Resposta. E' proibido estacionar nas ruas de Darien, vc nao pode deixar o carro em lugar nenhum, a nao ser que seja no patio de estacionamento de algum estabelecimento comercial (e estao todos beeem longe de casas e praias). Ou seja: estranhos simplesmente nao podem parar, tem que ir em frente ate' sair da cidade. Ah, em alguns pontos (raros) vi estacionamentos na beira de rios e canais, para dois ou tres carros no maximo. Que contraste com os tremendos patios dos shopping centers, ou malls, como sao chamados aqui.
* * *
O restaurante que mencionei no post anterior se chama Itzocan Bistro, e esta' situado na Lexington com 102th.
* * *
O predio de meu apartamente tem um staff que parece ser composto por dezenas de pessoas. Todo dia parece ter um porteiro diferente. Todos eles correm para abrir a porta para vc, perguntam se quer taxi, carregam os pacotes e malas ate' o elevador. Vixe, vcs achavam que era so' em filme? Ah, e o predio tem um daqueles toldinhos verdes que a gente ve nos filmes.
* * *
Quanto mais conheco da vida estadunidense (americanos somos todos nos!!!), mais percebo as diferencas abismais com o Canada'. EUA e Canada' sao dois mundos totalmente separados por uma fina linha de fronteira, amor e estranhamento.
* * *
Sabem o que e' dificilimo achar por aqui? Um chocolate quente decente. Cafe' indecente tem em qualquer canto, mas chocolate com leite parece estar fora do cardapio ianque.
* * *
As torneiras de agua quente e fria sao um verdadeiro pesadelo. Teve uma vez em que fui tomar banho e nao conseguia fazer com que a agua do chuveiro esquentasse. A torneira do chuveiro parecia com as nossas (nao uma daquelas em que vc vai controlando a mistura de agua quente e fria, independentemente), e so' virava para uma direcao. Entao agi como se estivesse no Brasil, e abri pouquinho pra ter agua bem quente. Nao funcionou. Por menos que eu abrisse, a agua saia gelada. Tive que pedir ajuda, e so' entao descobri que abrindo pouco, sai agua fria, mas se vc abrir MUITO ai' e' que a agua esquenta. Pra ter agua bem quente, precisava sair do chuveiro uma verdadeira cachoeira. Coisa maluca!
* * *
Ontem teve festa em minha homenagem, num restaurante chamado Gardenia, onde o Guy Tudor e' chamado de "professor" e todos os garcons o veneram. Nao me perguntem porque, mas la', o Guy e seus amigos (nos) podemos tudo, menos ficar ate' depois das 22:30. Fomos praticamente expulsos. Mas foi divertido. Varios artistas-naturalistas, alguns colegas de trabalho e um que outro apaixonado pelas aves. O unico problema foi ter sentado ao lado do Guy, que fuma como uma chamine'. Ele, claro, saia para fumar la fora, mas voltava fedendo a cigarro, e isso atacou terrivelmente minha rinite, de forma que eu nao podia respirar, pensar ou coordenar uma frase decente em ingles... Mas foi divertido!
* * *
Tambem ontem, mas de manha, vindo para o Zoo, vi uma tremenda coluna de fumaca a sul. Hoje vi nos jornais: um incendio gigantesco, a maior movimentacao de bombeiros desde o 11-9.

beijos e queijos
Martha Argel

Nenhum comentário: