quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Bom dia. Esta' ficando cada vez mais dificil manter em dia este blog. A viagem vai chegando ao fim (ao fim? 10 dias, muitas viagens estariam apenas comecando!), e o cansaco comeca a se acumular. Saudades da rotina, do dia-a-dia. Talvez seja uma das maiores qualidades de viajar: fazer com que a gente valorize a vida normal, corriqueira. Nos ultimos dias fiz uma porcao de longos telefonemas ao Brasil, aproveitando o fato de que utilizar cartoes telefonicos reduzem o preco das chamadas a quase zero. Um cartao de 10 dolares (20 reais), por exemplo, em teoria da' direito a umas seis horas de ligacao pra Sampa. Incrivel, nao?!

Esta epoca e' excelente para uma escritora de vampiros visitar a America do Norte. Vespera de Halloween, lembram? A oferta de quinquilharias nas lojas e' assombrosa. Eu, claro, quero comprar tudo o que vejo, de brincos de morcego a cranios com luz estroboscopica. Morcegos, de plastico, borracha, pelucia de todos os tamanhos. Ratos gigantescos. Vestidos de Morticia Addams. Esqueletos em tamanho natural, muito realisticos. Achei muito legal uma taca enorme que tem sangue dentro, super decorativa, mas me contive. Ja' nao tenho onde colocar tanta tranqueira nas malas!

Ontem sai' cedinho rumo a rodoviaria e comprei passagens pra Niagara Falls. O dia estava lindo! No quiche pedi informacoes quanto 'a distancia entre a estacao e as quedas "Ah, uns 15 minutos de caminhada, pela beira do rio". Opa, beleza! So' que o cara nao sacava nada - eram 4 km! Uma liiinda e longa caminhada... com o sol no rosto. Resumo da opera: quando eu chegar no Brasil, vao achar que eu fui passar ferias no Caribe e nao no Canada'. Tou absolutamente bronzeada (so' no rosto, porem...).
Foi um passeio maravilhoso. Eu tinha pouco tempo e nao pude ir em todas as atracoes que a cidade e as quedas oferecem. Nao fiz, por exemplo, o passeio do Maid of the Mist, que leva os turistas pra dentro do spray da catarata maior. As pessoas saem pingando, e eu nao tava a fim. Mas fiz um passeio que te leva pra baixo da catarata, por um tunel, e vc ve de longe por uma abertura as aguas caindo. Impressionante. Um pouco menos umido, mas tem um mirante, pertinho da queda, onde uma virada do vento e' suficiente pra vc se ensopar. O que eu mais curti foi usar aquelas capas de chuva amarelas que a gente ve no desenho do Pica Pau! Tudo bem, hoje elas sao de platico fininho, descartavel, e Made in China, mas e' legal ver aquele mooooonte de gente de capinha amarela! Ah, outra coisa que curti foram os tuneis: a iluminacao e' amarela, e as pessoas ficam verdadeiramente assustadoras com aquela luz - braaaancas, morticas, parecendo zumbis!!! Um barato.
Voltei pra casa acabada. Pior: com um resfriado que hoje de manha resolveu desabrochar. Resultado nao so' de meu passeio encharcado mas do maldito ar condicionado do onibus.
Bom, espero estar bem pra aula com a Elizabeth Miller, hoje a tarde.

beijos, queijos e muuuitas saudades!
Martha Argel

Nenhum comentário: