segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Relatório de atividades

Anteontem: encontrei-me, na Livraria Leitura da Savassi, com o Nitro e a Tuz. Eles são ótimos!!! Nos encontramos mais ou menos ao meio-dia e meia, e falamos, falamos, falamos até uma sete da tarde, mal e mal parando para respirar. Os temas foram os mais loucos possíveis e incluíram, como não poderia deixar de ser, a tese de mestrado do Nitro e a minha de doutorado: do mito de Prometeu às variações no nível do mar nos últimos cinco mil anos. E vampiros, muitos vampiros. Eles me levaram à livraria onde meu livro havia chegado há duas semanas. Mas nem sombra do livro -- tinha acabado. UEBA! Daqui a pouco vamos nos encontrar de novo.

Ontem: conheci Ouro Preto!!!! FINALMENTE!!! Ah, que maravilha, como amei aquele lugar. Esperava algo lindo, mas não TÃO lindo! Não é só um lugar onde há igrejas e museus interessantes. TUDO é interessante, todo o centro, que não é só meia dúzia de ruinhas. A parte histórica é extensa, praticamante TODAS as casas e construções são históricas (salvo a bosta do Grande Hotel, um edifício enorme e modernoso que aparentemente foi uma negociata de políticos na década de sessenta). O lugar tem CLIMA; a gente anda pelas ruas estreitas, sobe morro e desce ladeira, e pra todo lado que olha tem história. Puxa, eu nunca tinha visto nada parecido no Brasil; foi a mesma sensação que senti ao percorrer Toledo, Florença, Sintra, Bamberg. Fiquei encantada. Se vocês não conhecem Ouro Preto, façam um favor a vocês mesmos, e vão lá. Não vão se arrepender, eu garanto.

... e hoje: preguiiiiiça. O dia inteiro neste espetacular apê de cobertura. Nem a piscina tive vontade de usar. Dormi e li. A biblioteca da Claudia é fantástica. Anos atrás, quando ela morava em Campinas, eu ia visitá-la e mal conseguia dormir -- pegava volumes e mais volumes e passava a noite tentando a impossibilidade física de ler todos os livros de uma só vez. O que li hoje: algo sobre a cultura barroca e o rococó em Minas; "Sex as a heap of malfunctioning rubble (more of the best of the Journal of Irreproducible Results)"; "Valley of the Far Side", do Gary Larson, meu cartunista preferido; e agora estou lendo "Io speriamo che me la cavo", uma compilação de redações de crianças napolitanas. Daqui a pouco chega a Claudia lá da UFMG, a gente sai pra comprar algo, e de noite o Nitro e a Tuz dão um pulo aqui pra um bate-papo regado a vinho.

Os problemas, preocupações e tristezas parecem tão distantes... Mas eu sei que não estão.

Tenham todos uma boa semana.

Martha Argel



Nenhum comentário: