sábado, 28 de abril de 2007

28 de abril

Ontem o dia continuou nublado, úmido e frio, embora a temperatura tenha subido um pouco.
Durante a manhã, acompanhei a Claudia no trabalho voluntário que ela faz, num programa chamado Meals on the Wheels, subsidiado pela prefeitura de Toronto, que entrega refeições para pessoas idosas incapacitadas, por algum motivo, de preparar seu próprio alimento. Ela atua como motorista, e trabalha junto com um runner (entregador). É incrivelmente complicado.Tem um itinerário a ser cumprido, e cada idoso atendido tem uma dieta específica – sem sal, para diabetes, com ou sem suco, ou leite, ou pão, ou sopa, e milhões de outras variações. Na planilha tem anotações como “Bata forte na porta e espere” ou “Lento, seja paciente”. O runner que pegamos ontem era um equatoriano todo atrapalhado, que quando errava o itinerário (as ruas eram super-confusas) ficava “oh, no, sorry, I screwed up!”. A Claudia teve de ir entregar duas ou três refeições, e voltou deprimida. Apartamentos sujos, velhinhos solitários, vidas difíceis. E isso que eles têm assistência. Como não serão os nossos, e nosso triste país de submundo.
Depois do trabalho, fomos à U.of T., a universidade de Toronto. A Clau tinha um compromisso, e eu saí pra bater perna. Aproveitei e voltei à esquina onde mora o vampiro, pra tirar mais umas fotos e ver de novo o prédio novo do museu, desta vez sem chuva... ou quase. Mas o tempo continuou não ajudando.
No final da tarde, saí em busca de mais lugares, e cheguei à delegacia de polícia onde o Mike Celluci trabalha. Legal, fica atrás de uma loja Staples onde sempre vou comprar material de papelaria. É que nem a Kalunga, mas melhor.
De noite fomos à casa do Hugo, um amigo nosso. Com 19 anos saiu de casa, começou a trabalhar e consegue manter-se em seu apartamentinho, um basement muito gostoso e confortável, num bairro muito bonito. Quando que um adolescente consegue isso no Brasil?!
Umas dez da noite voltamos pra casa e resolvi sair pra bater perna pela cidade. Foi uma longa caminhada, muito legal. O centro da cidade é lindo de noite! Tirei um monte de fotos, e algumas estão na minha página do multiply, http://marthaargel.multiply.com.

Nenhum comentário: