sábado, 18 de outubro de 2003

Bom dia de sol e passarinhos cantando.

Y se fue Goni
O gringo caiu! Gonzalo Sánchez de Lozada renunciou à presidência da Bolívia. Vitória chola, colla, camba, aimará. Que os vencedores saibam o que fazer, agora que se cumpriu sua vontade. Que o bem do povo esteja acima dos egos e ganâncias que, sabe-se, não estão ausentes entre os mentores da revolta popular. O inimigo interno, um perigo. E não menos ameaçador é o perigo externo: Tio Sam, preocupado com o fim de sua aliança com o grande país andino, articula seus milicos. Você já não viu esse filme antes?

Gentileza e retribuição
Ontem, trabalho de campo numa cidade do ABC. Bairro pobre de periferia, há horas enfrentando tráfego pesado, poeira e muito sol, e bate uma vontade imperiosa de ir ao banheiro. Numa distribuidora de bebidas, um homem e uma mulher parados à porta, esperando clientes. "Poderia, por favor, usar o banheiro?" Resposta dupla, rápida. A mulher: "Tá quebrado". O homem: "Tá lá do lado do cachorro, só a gente pode usar". Ok, tudo bem, péssimas as mentiras, vão lamber sabão. Nova tentativa, numa loja de doces, e a mocinha de rosto suave só faltou me estender um tapete vermelho. Banheiro limpíssimo, ah, que alívio. O resultado foi que a Izabel e eu compramos montes de chocolates na loja, e a mocinha ficou feliz. Diz então a Izabel, "Tô com sede, vamos comprar água?". Ok. Passamos na frente da loja dos mal-educados. "Foi aqui que não me deixaram usar o banheiro". "Então vamos comprar ali na frente!". Que aqueles dois tenham tanta utilidade para seu precioso banheiro como seus concorrentes terão para a graninha que deixamos lá!

Manias paulistanas
Talvez seja até mania nacional, mas eu só sei o que se passa em minha cidade, minha Sampa do coração, corpo e alma. Os anéis das latinhas de refri e cerva se tornaram uma verdadeira obsessão. Em tempos de vetustas vacas magras, já é difícil encontrar latinhas jogadas por aí, pois agora são fonte de renda complementar para uma multidão de famintos. E quando a gente encontra, pode apostar: o anel já sumiu. Vai ser trocado por brindes, ou virar algum bizarro artesanato de crochê. Hoje, em minha caminhada matinal, topei com uma raridade: uma lata de cerveja com o anelzinho no lugar. Prodígio! Assombro! E o que fiz? Deixei a lata na sarjeta pra que mais tarde alguém a recolhesse. Mas levei o anel. Afinal, sou fornecedora... pra três pessoas!

IG E HPG, VÃO À MERDA
O Hpg tirou do ar minha página da Lucila. Era o melhor meio de contato com os leitores de meu romance Relações de Sangue. Fiquei perdida por uns dias, desesperada, inconformada com a falta de respeito por sequer ter sido comunicada com antecedência sobre a mudança das regras do jogo. Como eu, milhares de pessoas foram atropeladas pela arrogância e pela falta de ética, de consideração e de profissionalismo do Ig. Os administradores desse serviço não passam de moleques ineptos. Querem que eu pague? Vão à merda. Em breve a página da Lucila voltará ao ar. E assim que possível minhas outras páginas vão sair do Hpg. Que esse bando de palhaços IGnóbeis fiquem com o que desejam: páginas medíocres, conteúdo pueril ou netamente imprestável, e sexo, muito sexo para adolescentes espinhentos se masturbarem. A cara do Brasil.

Tenham todos um bom final de semana!

Martha Argel

Nenhum comentário: