quarta-feira, 14 de maio de 2003


Bons dias a todos.

Outra forma de viagem
Ontem. Uma expedição à cidade nossa de cada dia. Dois dias atrás, começo de semana, dia de boas e más notícias, um telefonema até que breve colocou em ação um projeto há meses adormecido. Tenho até receio de pensar que pode dar certo, pois realizaria um sonho que cultivo há quase 30 anos. Ainda tenho guardados os esboços, letra e traços infantis que me arrepiam ao provar que, afinal, em todo esse tempo não mudei muito. Então. Ontem, duas e meia da tarde, catracas do metrô. Um grande livro sobre o tao da fotografia me informa que aquele sujeito de cara simpática é quem estou procurando: o fotógrafo Juarez Silva. Juntos, depois de um longo papo, começamos uma peregrinação a pé por Sampa. Descobrindo detalhes, cantos, pessoas, lugares, possibilidades, ângulos. O olhar do fotógrafo e o olhar da bióloga. Conversamos com porteiros, manobristas, taxistas, jardineiros, vigias, jornaleiros. Entramos em paraísos secretos que estão aí pra todos verem e sentirem mas que poucos percebem, e cada um a sua maneira. Descobrimos um tesouro incalculável. Apenas o prólogo, a ponta do iceberg, o couvert. Mal posso esperar pelos capítulos seguintes.

Drácula de pernas pro ar
Acabo de ler Quincey Morris, Vampire, de P. N. Elrod. A premissa: retomando perto do final a trama do Dracula, de Bram Stoker, no ponto em que Quincey Morris morre após exterminar o vilão, a autora traz o texano (em tempos de George “Pequeno” Bush, esse adjetivo é quase um insulto) de volta das trevas, agora como vampiro. Não posso dizer que tenha gostado. Entretenimento divertido, e só isso. Insuficiente para tornar bom um livro. A autora faz malabarismos, sem pudores, para atingir um fim, em minha opinião, absolutamente louvável. Usando os incontáveis buracos da trama de Bram Stoker, ela subverte conceitos e mostra os personagens como a gente realmente os quer, Drácula o verdadeiro herói e Van Helsing um lunático idiota que só faz merda. Infelizmente, a dona Patricia conseguiu provar, uma vez mais, que os fins não justificam os meios. Forçação de mão, casuísmos, clímaces tirados da cartola. Quer um bom fanfic de Drácula? Leia uma tal Jeanne Kalogridis. Dez a zero!

Curtas
O Nnato tá mais calminho. Fiz uma promessa ao Bardo e estou cumprindo. Além de muito alto-astral, a Kiki é um vulcão de reflexões. A Vanessa eu tenho vontade de abraçar. A Giu tá ocupada demais pra deixar comentário, quem sabe reunindo $$ pruma daquelas viagens que a gente planeja. A Carmilla continua bola pra frente, apesar das barras. O Tetsuo é o sashimi de meus sonhos, sempre. A Lilissama e a H.e.r.o.i.n.a são ótimas! A Carollia é uma alma-gêmea que fala a mesma língua que eu: irmã de mato! Amanda, a mãezona de todos, que nunca deixa a peteca cair. Juan de BsAs e Liliana de MdP, sinto a falta de vocês. Ceres, vem pra Sampa mais vezes, você não mora tão longe assim! Alex, lembrei de você ontem, no Frans-aquário da Paulista! E perdão a quem ficou de fora. Podem entrar nos comentários e deixar pisões no pé, puxões de cabelo e palavrões cabeludos. Eu agüento. Conforme for, retribuo...

Curtam a vida!

Martha Argel

Nenhum comentário: