quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Um monte de gente me pergunta sobre o projeto da WCS que estou ajudando a montar e coordenar, abordando a disseminação da observação de aves (birdwatching) no Brasil.
Assim, posto a seguir um breve release do Projeto Aves do Brasil.

Abraços
Martha Argel

==========================

PROJETO AVES DO BRASIL
Wildlife Conservation Society


De todos os animais, as aves constituem o melhor grupo para ser trabalhado em divulgação científica e educação ambiental. Além de estarem perto do ser humano até mesmo no coração das grandes cidades, elas são vistas com facilidade e chamam a atenção por sua beleza, pela variedade de espécies e pela abundância de indivíduos.

Com cerca de 1.800 espécies, o Brasil é o terceiro país do mundo em riqueza de aves, perdendo apenas para a Colômbia e o Peru. O país se destaca, ainda, pelo número de espécies endêmicas, isto é, que não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo (228), e pelo número de espécies ameaçadas (120).

Dentro de sua filosofia de preservar a vida silvestre e áreas naturais em todo o mundo, por meio da pesquisa científica e da educação, a Wildlife Conservation Society idealizou o Projeto Aves do Brasil, com os seguintes objetivos:
* despertar nos brasileiros o interesse e o amor pela rica fauna de aves do Brasil;
* fomentar a cultura da observação de aves no país;
* estimular a participação da população em iniciativas de proteção às aves e aos ambientes que elas habitam;
* criar mecanismos que incrementem a comunicação entre todos os interessados por aves, desde o leigos curiosos até os cientistas;
* apoiar iniciativas de divulgação científica e proteção das aves desenvolvidas por entidades governamentais e não governamentais.

Entre as atividades previstas para alcançar tais objetivos estão:
* produção de materiais de divulgação científica, ente os quais destaca-se a série Guia de Campo WCS Aves do Brasil, peça central de todo o Projeto.
* desenvolvimento de parcerias institucionais;
* subsídio a projetos desenvolvidos por parceiros institucionais, na forma de informação científica, ilustrações e assessoria em design e comunicação visual;
* disseminação de informação na mídia.

No momento, estamos trabalhando na produção do primeiro volume da série Guia de Campo WCS Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado.

Também dentro do projeto estão a inclusão de uma matéria sobre as aves de Campos do Jordão no guia 4Rodas Fim de Semana ? São Paulo (ed. Abril, 2006), e a realização de palestras e um curso sobre observação de aves.

Contatos: Dra. Martha Argel e-mail: marthaargel@gmail.com

Nenhum comentário: