segunda-feira, 24 de abril de 2006

Bom dia!
Parece que faz um mes que sai' de Sampa.
Resumindo: cheguei aqui em Nova York na quinta-feira e instalei-me em um confortavel apartamento na 5a. Avenida, bem de frente para o Central Park, que posso ver da janela de meu quarto. A primeira coisa que fiz foi quebrar em mil pedacinhos um mimoso passarinho de vidro que decorava o banheiro. A cama parece daquelas camas de filme, alta, com dossel (!!!), um edredom fofissimo e milhoes de travesseiros. Em seguida, uma serie de reunioes no Zoo do Bronx e pra terminar o dia um jantar de salada e frango frio com o John.
O dia seguinte comecou com uma sessao de birdwatching no Central Park, com John e Kat, uma nova parceira de trabalho, e durante o dia tentei trabalhar, sem muito sucesso. 'A noite, saimos para Rhode Island - conheci os estados de Connecticut e Massachussets, e tivemos um jantar espetacular em Providence, antes de chegar a Little Compton, no coutryside de Rhode Island.
Tudo la' era inacreditavelmente lindo!!!! Parecia um filme de fantasia - e o tempo todo me vinha 'a cabeca "Cronicas de Narnia", que vi durante o voo (3 vezes!!!). A casa de madeira, meu quarto no sotao, o cangamba que saiu rebolando sob a luz dos farois, o frio de quase zero graus.
De manha, o cheiro do cafe', me tirou de debaixo da pilha de cobertores aconchegantes. Quando olhei por minha janela de conto-de-fada... uau!!!! Tudo era tao bucolico, tao poetico que nao da para descrever. As arvores ainda nuas, os gramados aparados, os muros de pedra, as grandes casas antigas de madeira, tudo era perfeito. De novo a sensacao de estar num filme. Enquanto John, Mikel e Adeline trabalhavam no belissimo jardim que ha' anos estao construindo, sai' para observar aves e cheguei 'a costa marinha, a cerca de 1 km da casa. Tudo tao lindo que ate' doia...
Mais tarde me levaram para conhecer outros lugares nos arredores, e depois ajudei a resgatar plantas e musgos da area a ser trabalhada no dia seguinte.
O domingo amanheceu feio, mas ainda assim passei a manha andando pelos caminhos dos arredores. De tarde, choveu, e ajudei um pouco a recolocar o musgo no bosque recem-plantado de blueberries. Viemos embora no fim da tarde, e uma ultima surpresa me esperava: tres cervos nos fundos do quintal, me olhando desconfiados quando sai correndo na chuva para ve-los atraves dos binoculos. Maravilhoso!
A experiencia de ter ido para essa regiao, chamada de Nova Inglaterra, foi muito, muito especial. Num determinado momento, cheguei a ficar deprimida com tanta tranquilidade, tanta beleza, tanta poesia. Todo mundo deveria ter direito a desfrutar de tudo isso. Nao, nao estou vituperando contra os "malditos ianques sanguessugas". So' estou me perguntando que merda historica aconteceu com nosso pais, nossa gente, nossa sociedade, para vivermos na merda economico-politico-social em que vivemos. Mereceriamos que nosso passado tivesse chegado numa situacao muito melhor do que a que temos que suportar agora.
Hoje de manha: acordei num frio mais suportavel que o de RI, sai' para observar aves e agora estrou trabalhando novamente no Zoo. Se tiver tempo, mais tarde conto uma conversa incrivel que tive no Central Park enquanto procurava passarinhos.

beijos e queijos
Martha Argel

Nenhum comentário: