segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Livros de aves - novidades!

Caros amigos, duas novidades sobre livros sobre aves voltados para quem curte a natureza e quer saber um pouco mais sobre nossas aves, tão lindas.

Voando pelo Brasil de volta às livrarias

Já está à venda a nova tiragem de Voando pelo Brasil (Editora Cuca Fresca), obra de minha autoria com ilustrações de Carlos Meira.

O livro, que estava esgotado, aborda aves de nossos principais ecossistemas, num texto leve e de grande precisão científica, voltado para o público infantil.
Entre as espécies tratadas estão aves pouco mencionadas na literatura destinada ao grande público, como o casaca-de-couro, a noivinha-de-rabo-preto, o acrobata, a figuinha-do-mangue e o grimpeiro. É perfeito para trabalhar os conceitos de espécies endêmicas e espécies ameaçadas em nossos vários biomas.

E é também um lindo presente de Natal, para crianças de todas as idades que amam a beleza de nossa natureza!

A obra foi selecionada pelo PROGRAMA MAIS CULTURA, do Ministério da Cultura, para atender as ações de Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas, em implantação por todo o país.

Uma resenha escrita por Fernando Straube, quando do lançamento do livro (2005) está disponível aqui.

Mais informações podem ser obtidas no site da editora


Aves da Mata Atlântica paulista

O WWF Brasil acaba de publicar um pequeno guia das aves da Mata Atlântica do estado de São Paulo. O texto e boa parte do conceito da obra são meus. Trabalhei quase um ano, junto com todo o pessoal do WWF-Brasil e do Instituto Florestal, e o resultado está lindo.

Não é um guia completo: ele inclui 48 espécies, com fotos bem bonitas e informações sobre biologia, comportamento e situação de conservação. Escrito em linguagem clara e acessível, está voltado principalmente para pessoas que curtem a natureza e querem começar a aprender mais sobre nossas aves.

O livro será vendido nos parques por R$10 (uma merrequinha!), para promover a observação de aves pelos visitantes, em especial aqueles que nunca se interessaram pelo tema. É uma forma de disseminar a prática do birdwatching, que está em franca expansão em nosso país. Ele traz, além dos textos sobre as aves, uma checklist para a área abrangida (Alto das Serras do Mar e de Paranapiacaba), sendo assim de interesse também para os ornitólogos e observadores de aves mais experientes.

Bilíngue (português-inglês), este livro é útil também para birdwatchers estrangeiros que venham observar aves na região, e constitui mais uma ferramente para consolidar em São Paulo o turismo de observação de aves, uma atividade rentável e de impacto positivo sobre o ambiente.

Para baixar o livro baixado gratuitamente, clique aqui.

Que tal aproveitar que esses dois livros maravilhosos estão disponíveis e se tornar um observador de aves?

beijos
Martha Argel

6 comentários:

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse...

Passando para desejar um Feliz Natal e um otimo Ano Novo. E que tudo se realize na sua vida.

bjkassss
Ká Guimareas
http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/

Martha Argel disse...

Obrigada, Ká. Pra vc, e pra todos, um excelente final de ano e um 2011 ainda melhor!
beijos
Martha

Sonhos melodias disse...

Oi Martha,
Desejo a você um ano de 2011 com muitas realizações, alegria e tudo o que você mais desejar.
Bjs

Maiquel Renck disse...

Muito interessante o guia de aves, sou um observador digamos amador, conheço muitos tipos de passaros. Mas sempre é bom aflorar os conhecimentos.
abraço
Feliz ano novo.
http://dontcry-pive.blogspot.com

Jacques disse...

Muito bom o guia e valeu pela iniciativa.
Parabéns pelo site e bem vinda ao favoritos.
Até mais.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Fico feliz sempre que encontro blogs que promovem cultura e que trazem resenhas e indicações... Parabens!
Grande abraço!