quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Chegada a Bariloche

Bariloche, 24 de novembro de 2010

Cá estou, com meu consorte Humberto, em um hotel na beira do lago Nahuel Huapi, em Bariloche, Andes patagônicos argentinos.

Faz frio lá fora, o sol está esplendoroso e um vento forte encrespa as águas do lago que vejo pela janela. No saguão do hotel, um bando de velhinhos entusiasmados planejam o passeio do dia.

Um resumo rápido da viagem até aqui. Nosso vôo até Buenos Aires teve uma das piores refeições de bordo que já tive o prazer de receber – não digo comer porque não o fiz – mas a aterrissagem em Ezeiza foi uma das melhores da minha vida. Ufa, melhor isso que o contrário, não?

Durante a longa estada no aeroporto internacional de Buenos Aires, Humberto e eu nos aboletamos em maravilhosas espreguiçadeiras (sério!) na sala de espera, com vista para a pista de pouso. Fizemos uma excelente sessão de observação de dois sabiás-do-campo, que se alimentavam sem vergonha nem medo pelo chão, numa área em obras. O tempo passou sem percebermos, e logo embarcávamos no vôo para SC de Bariloche.

Emocionante ver, do alto a imensa e desolada estepe patagônica. Pena que não estávamos do lado em que dava para ver as montanhas. Ao desembarcarmos fomos recebidos por nosso guia Cristian Signorelli, um cara simpaticíssimo, que já resolveu um monte de problemas.

O hotel Argentino Del Sur é antigo e meio acabadinho, mas o serviço é ótimo, é super limpo, e a vista do lago é sensacional! O recepcionista da noite, Hector, recebeu-nos com muita amabilidade e nos deu de presente caixinhas de chocolate local. Uau. Ainda não provei. Não quero que acabem, RS.

Hoje vamos seguir viagem, com Cristian, para San Martin de los Andes, aproveitando para parar e “pajarear” (observar aves). Meu objetivo: ver condores, claro!

Beijos a todos
Martha

Update dos últimos meses

Queridos amigos:

Algumas novidades dos últimos meses (!):

-- o lançamento de Relações de Sangue na Bienal do Livro, em setembro, foi um sucesso! Tanto que a Giz Editorial me pediu para preparar Amores Perigosos o mais depressa possível. Estou fazendo a revisão final do texto, e devo entregar em dezembro. Assim, esperem novidades no ano que vem! A capa já está escolhida, e ficará a cargo de Rafael Victor, o mesmo capista de Relações. Está demais!!!

-- está para ser lançado Aves do Alto da Serra do Mar, livro que escrevi para o WWF Brasil e Fundação Florestal. Não tenho mais informações por enquanto.

-- e o tão esperado Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado está chegando! A edição impressa está vindo da China e deve aportar no Brasil no fim de dezembro. Vai estar a venda no site da Editora Horizonte antes de qualquer outro lugar. Veja aqui.

-- nos últimos meses estive atarefada escrevendo minha parte em um livro do ensino fundamental, para o quinto ano. Durante as pesquisas, percebi a falta quase total de informações sobre os bichos brasileiros que pudessem ser usadas pelas crianças. Encontrei um monte de coisa mal-feita, difícil de consultar e até errada. Daí nasceu a ideia do movimento Natureza sem Besteira. Já tive várias adesões, e aceito o apoio de quem quiser. Ainda não sei exatamente o que fazer, mas já há uma editora e uma ONG interessadas em desenvolver alguma coisa efetiva para a divulgar (e proteger) nossa maravilhosa fauna!

Bom, por enquanto é só. Fiquem de olho aqui no blog. Estou neste momento nos Andes Patagônicos e vou tentar manter o diário de viagem. Se conseguir me entender com o computador e a máquina fotográfica, postar fotos.

beijos a todos!