.
O Guia de Campo WCS Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado (em inglês, Wildlife Conservation Society Birds of Brazil: The Pantanal and Cerrado of Central Brazil) está na reta final.
Relembrando, esse é o primeiro volume de uma série de guias regionais produzidos pela WCS (ONG representada no Brasil pela WCS-Brasil), que trará todas as espécies (conhecidas) de aves do Brasil. A autoria deste primeiro volume é de John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.
A publicação ocorrerá simultaneamente no Brasil, pela Editora Horizonte (que publica a revista Horizonte Geográfico), e nos Estados Unidos, pela prestigiada Cornell University (que sedia um dos mais renomados laboratórios de ornitologia do mundo).
Recebi ontem a versão mais recente da capa da edição estadunidense, que se não for a definitiva, está bem perto. Ela traz em destaque a arara-azul-grande, espécie ícone da preservação ambiental na região. A arte é de John Gwynne.
E a contracapa está aí embaixo. A apresentação é de John Fitzpatrick, um ornitólogo famoso mundialmente por seu conhecimento sobre as aves sul-americanas. [Caramba, nem acredito, quando trabalhei em minha tese de mestrado, no século passado, um artigo desse cara foi a minha bíblia!]
Nos próximos dias decidiremos como será a capa da versão brasileira. Esse aí embaixo é o frontispício da edição da Horizonte.
A edição da Cornell já está em pré-venda, tanto no site da editora, quanto pela Amazon.
E o livro já está vendendo, vejam só informação da Amazon:
Quase dois terços das pessoas que visitam a página compram o livro. Viva! Bom, a Amazon está vendendo com um super desconto. Mas vocês não precisam se apressar em comprar, hein? A edição brasileira, como eu disse, sai ao mesmo tempo que a gringa, e vai ser mais barato comprar aqui.
Nunca viu um guia de campo de aves e gostaria de saber como é? Já dei uma palhinha num post anterior, e segue aí uma outra amostrinha - a página dos papagaios.
Para quem quiser saber mais sobre o que são guias de campo, o processo de produção de um guia de campo e a importância sócio-ambiental deste tipo de livro, John Gwynne e eu faremos duas apresentações, nos dias 15 e 16 de maio, durante o Avistar 2010, a feira brasileira de observação de aves. Os temas são: Os Bastidores de Um Guia de Campo e Design de Guias de Campo: Uma Evolução. O evento ocorrerá em São Paulo, no Parque Villa-Lobos, e é um ótimo programa de final de semana pra quem gosta de natureza e quer ficar mais perto dela.
Abraços a todos!
Martha
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Parabéns Martha! eu quero un exemplar asinado por ti!!
Oi, Xabi! Quando o livro sair nós combinamos como fazer isso, ok? Mas você vai ter que cruzar o charco e vir ao Brasil para usá-lo! bicos
Parabéns, que guia lindo!
Quando irá sair o da Mata Atlântica? Queria comprar esse....
Obrigada!
Estamos trabalhando no segundo volume: Aves do Brasil - Mata Atlântica do Sudeste.
Deve sair em 2014.
abraços!
Postar um comentário