sexta-feira, 5 de março de 2010

Fim do mistério!

.
Tem gente por aí que é bem ligeirinha!

Pois não é que meu querido amigo Gil Cardoso conseguiu rapidinho algo que achei ser quase impossível? Ontem, menos de 24 horas depois de eu lançar o desafio, ele mandou a única imagem que existe do obscuro e praticamente desconhecido Stygnus marthae. Ele encontrou o material aqui, que é o trabalho original onde a espécie foi descrita.

Eis aqui a cara do meliante, ou meliantes, porque estão desenhados aí o macho (em cima) e a fêmea (embaixo). O desenho é esquisito porque é assim mesmo que os cientistas fazem: desenham só o corpo e não ficam perdendo tempo em desenhar as oito pernas do bicho (haja saco, esses bichos são uns pernalongas!). Reparem do lado direito, a vista de perfil dos dito-cujos. Eles são bem achatados, porque não ia rolar um bicho gordão tentando se enfiar debaixo de uma pedra ou pedaço de pau.


E pra provar aquilo que eu falei sobre as descrições que os cientistas fazem das espécies, vejam só isso aí embaixo. Esse é o texto descritivo do mimoso S. marthae (clique na imagem para ampliar, se tiver um desejo insano de ler o texto):


Sentiram o tamanho da encrenca? Agora dá pra entender melhor por que é que eu desisti da vida acadêmica e passo os dias (e as noites) me divertindo com os vampiros?

Bom, e com isso, o Gil Cardoso, que já merecia o título de meu MAIOR leitor, vai ganhar um exemplar de O Vampiro Antes de Drácula, com os autógrafos de Humberto Moura Neto e desta que vos perturba.

Beijos a todos, até daqui a pouquinho, que tem novidade vindo.

Martha Argel

2 comentários:

Rosana Rios disse...

Querida Martha, fiquei feliz por você ter um "bicho pra chamar de seu". Mas juro que eu já estava imaginando um pássaro-vampírico-fantástico-sinistro ou coisa parecida... enfim, é um honra imensa, e eu me orgulho de ser amiga de alguém que nomeou um opilião... seja lá o que isso for!!!

Martha Argel disse...

Grande Aranha, que honra sua visita aqui pelo meu blog, muito obrigada!!!!
Pois é, confesso que eu tinha medo de receber como homenagem algo como algum escaravelho (daqueles que vivem na merda), ou uma mosca de berne. Opiliões até são simpáticos, se vc chega a descobrir o que são! E vc conseguiu até acertar o nome, outro dia alguém (que vc conhece) veio me falar algo sobre... os espiridiões!
beijossssss