sábado, 20 de fevereiro de 2010

Vajra Guru

Só de ouvir a gente chega um pouquinho mais perto da paz.
Comemorando, um pouco atrasada, o Losar, ano novo tibetano, apresento-lhes Ani Choying Drolma. Vocês podem descobrir um pouco mais sobre ela aqui, ou lendo sua biografia, Minha voz pela liberdade (Rocco, 2009).



Prece das sete linhas
hung
orgyen yulgyi nubchang tsam
padma gesar dongpo la
yatsun chokyi ngodrup nyi
pemajugne she su drak
khor du khandro mangpoi khor
kyegyi jesu dak drub chyi
chin ji lopchir sheg su sol
guru padma siddi hung!

(a tradução: Hum / Na fronteira noroeste do país de Ordjen, / no coração de pólen de uma flor de lótus, / você obteve o sidi mas excelente e maravilhoso. / Renomado como Aquele que Nasceu do Lótus, / você está cercado por um séquito de dakinis. / Enquanto pratico, seguindo seus passos, / rogo que se aproxime e conceda as suas bênçãos. / Guru Pema Sidi Hum. É, eu sei, é bastante obscuro. Como tudo no budismo tibetano, o texto está carregado de metáforas. É uma oração para Padmasambhava, ou Guru Rinpoche, que segundo a tradição introduziu o budismo no Tibete)

Bom, e aqui no Brasil, passado o carnaval, o ano novo também começou, né?
beijos a todos, e façam deste o melhor ano que já viveram (e melhor não só para vocês mesmos!)
.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

No país do Carnaval

.
Tem piada que já vem pronta, como diz o formidável José Simão, uma das melhores coisas da Folha, ops, Falha (desculpa aí, Gui!) de São Paulo.

Pois vejam essa foto aí, que apareceu hoje no G1, e logo em seguida a minha sugestão de legenda:

A moça de branco à esquerda (clone de Gisele Bündchen?) tenta ver alguma coisa abaixo da linha da cintura de Jesus Luz, enquanto uma morena anônima tira uma casquinha e tanto do talentoso rapaz. Este, inconformado por ter sido relegado a segundo plano, segura Mercy James, aterrorizada com o furdunço todo, e assiste impotente à cantada que Sérgio Cabral passa em Madonna. A cantora, porém, não está interessada no calibre do governador do Rio e está mais é querendo ver o desfile. Dilma Roussef, candidata à presidência do Brasil, mantém no lugar o sorriso fixo com superbonder enquanto tenta ver alguma coisa abaixo da linha da cintura de Jesus Luz e xinga mentalmente Madonna, que esconde a paisagem. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, por sua vez, olha com inveja o chapéu de Jesus Luz (“O que ele tem que eu não tenho?).

Disclaimer: se você é um daqueles chatos de plantão que vê o politicamente incorreto em tudo (no caso da foto, o trocadilho é acidental, ok?), tenha em mente que a interpretação acima é uma obra de ficção, fruto de minha imaginação doentia, e qualquer semelhança com a real intenção ou motivação das pessoas acima retratadas será uma mera e extraordinária coincidência (exceto, talvez, no caso da Mercy, coitadinha)

Beijos a todos, juízo e lembrem-se de não fazer de tudo para que este seja o último carnaval da vida de vocês.
M

P.S. - será que o Paes tá fantasiado de Mister Mxyzptlk?!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O dia em que o G1 foi hackeado

.
Essa foi engraçada.

Estava eu, como todo dia, dando uma olhada nas notícias do G1, o site noticioso do Império Global, quando por engano cliquei num daqueles anuncinhos chatíssimos que aparecem em cima do texto das notícias, e que eu sempre faço questão absoluta de NÃO olhar, porque acho absurda essa artimanha para tentar me convencer a comprar coisas em que realmente não estou interessada.

Uma nova janela se abriu, interrompendo minha leitura das manchetes. De momento só praguejei contra esses gênios da informática safados, que não têm nada melhor pra fazer senão inventar besteiras para enchar o saco de internautas. Voltei para as notícias, continuei lendo, e só depois me toquei de que aquela janela intrometida tinha algo muito esquisito.

Curiosa, atualizei a página. Apareceu o anúncio chato – uma campanha contra drogas, com o apoio de órgãos do governo federal. Aí eu cliquei de novo, dessa vez de propósito.

Olhei com mais atenção, e caí na gargalhada. Não era, claro, a mensagem que os criadores do anúncio tinham tentado transmitir, mas era muito mais espirituosa.
Já saiu do ar, mas fui rápida e consegui registrar tudo.

Com vocês, “Nunca experimente o crack”, versão alternativa.

TELA DO G1, com o anúncio

DETALHE do segundo texto do anúncio


Página aberta após clicar no anúncio

Reparem no título da página, lá no alto (cliquem na foto para ampliar). E o e-mail de contato, ali embaixo das ilustrações, era somefodo@...
Confesso que tenho uma grande antipatia pelas ações de hackers, assim como de pixadores e vândalos em geral. Mas ainda maior é meu espanto com a falta de qualidade de nossa grande imprensa, e a desinformação que ela se esmera em transmitir. Tá bem, dentro do panorama geral o G1 até se sai bem (por exemplo, a burrice das legendas da Folha de São Paulo é imbatível), mas só porque esse panorama geral é de uma mediocridade desoladora.

Bom, sei lá. A verdade é que achei muito fofo o cachorro da foto.
E a página que devia abrir de verdade, e cujo link já foi restaurado, é essa aqui. Brincadeiras e sacanagens à parte, o tema é sério. O crack é uma das invenções mais diabólicas da humanidade, e juro que me aterroriza mais do que qualquer história de vampiro (mas também fico aterrorizada com a completa ignorância científica da mídia, mas esses e outros assuntos são abordados pelo Observatório da Imprensa de modo muito melhor do que eu poderia abordar).

beijos a todos, e cuidado ao lerem os jornais

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Primeiro post do ano

.
Finalmente vou poder tirar minhas férias de fim de ano, com mais de um mês de atraso. Trabalhei direto em dezembro e janeiro, e não consegui parar nem no Natal. Mas algumas novidades são:

*** Notícia em primeira mão!!!
Já está anunciado no site da prestigiadíssima Cornell University, o lançamento do livro de aves da WCS, em que trabalhei com John Gwynne, Robert Ridgely e Guy Tudor, além de um grupo seletíssimo de cientistas, artistas e fotógrafos.

WILDLIFE CONSERVATION SOCIETY BIRDS OF BRAZIL
The Pantanal and Cerrado of Central Brazil

John A. Gwynne; Robert S. Ridgely; Guy Tudor; Martha Argel
Hyflex, Available in JUNE ISBN: 978-0-8014-7646-4 $35.00t
Cloth, Available in JUNE ISBN: 978-0-8014-4919-2 $75.00x
Life Sciences / Ornithology
Natural History / Field Guides

Vejam a sinopse aqui. Ui, até me arrepiou. Vocês me desculpam por estar orgulhosa, né? Meu primeiro livro no exterior! E que livrão, foi um trabalho de anos. Mas não se apressem em comprar a edição gringa. Daqui a pouco explico porquê.


*** Em breve será publicado o livro Noite Eterna, de Claudia Gray (no original, Evernight), com tradução minha e de Humberto Moura Neto.

É um livro juvenil, que conta a história de Bianca, uma adolescente tímida que vai parar numa escola muito estranha, onde nada é exatamente como parece. Pra quem curtiu as séries Crepúsculo e House of Night, vai ser um prato cheio! O livro sai pela editora Planeta e, claro que vou falar, tem vampiros no meio, só que não conto como é que eles vão aparecer.


*** E o motivo principal para eu ter sumido é esse aqui:

Estou trabalhando como uma maluca para terminar a edição brasileira do primeiro volume do Guia de Campo WCS Aves do Brasil. Nas últimas semanas, trabalhei até ficar vesga, junto com a extremamente simpática e eficiente designer Teti, diagramando os textos sobre as aves. Está ficando maravilhoso!!!! Pra vocês, em primeira mão, uma amostrinha do Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado, com ilustrações de Guy Tudor e textos de Bob Ridgely, John Gwynne e Martha Argel (é, eu, é, é!)

Pois é, o mesmo livro publicado pela Cornell University sai simultaneamente (ou quase) em uma edição brasileira, pela Editora Horizonte, que publica a excelente revista Horizonte Geográfico. O preço será subsidiado, e mais em conta que o da edição gringa. Quando vai ser o lançamento da edição brasileira? Ainda não sei, mas assim que souber, aviso.


*** fora isso, logo vem um relançamento meu por aí. Mas isso eu conto depois. Agora vou me preparar pra uma semaninha de férias, longe de internet e computador


Beijos a todos, aproveitem bem seu tempo, e façam coisas boas pra vocês e pros outros!