sábado, 5 de setembro de 2009

Kizzy Ysatis e Liz Vamp agredidos pelos seguranças da boate A Lôca

.
Ontem eu estava me enrolando para colocar aqui os relatos da Jornada Poe e do lançamento do livro Kaori - Perfume de vampira, de Giulia Moon (ambos excelentes, só que fica pra outra hora), mas em plena procrastinação fui surpreendida por um aviso via skype, de Giulia: "Me liga, é urgente". Enquanto tentava entrar em contato, chegou-me um e-mail do escritor e editor Claudio Brites:

"Amigos,
Neste momento o escritor Kizzy Ysatis e Liz Marins, filha do Zé do Caixão, estão no hospital Santa Casa de Misericórdia, após terem sido espancados pelos seguranças da balada A LOCA. Estão muito machucados. Quem me informou foi o Kizzy, que diz ter até perdido alguns dentes por tamanha fúria dos agressores.
Gostaria muito que fizessem a denúncia dessa barbaridade para seus conhecidos, principalmente repórteres. Publiquem em seus blogues e não vamos deixar isso sair impune, ir para debaixo do tapete. Vamos denunciar!"

Chocada, consegui ligar para a Giulia e, claro, era sobre isso que ela queria falar. Atarantadas, não sabíamos o que fazer. Giulia cogitou irmos ao hospital, mas tendo tido uma hospitalização recente na família, aprendi que nesses casos gente demais só atrapalha e incomoda o paciente. Decidimos que o melhor a fazer era justamente o que o Claudio pedia: divulgar o episódio chocante para deus e o mundo.

Daí que passamos as próximas 3 ou 4 horas direto na net, espalhando o fato por orkut, twitter e grupos de discussão. Depois soube que era o que o Claudio também estava fazendo. Muito rapidamente a notícia se disseminou, e tivemos a grata satisfação de ver que um grande número de escritores e leitores passaram a replicar as informações.

Até o momento, há poucas notícias. Pelo que consegui descobrir, a partir dos jornais online e das informações de Claudio, Giulia, Lord A. e Adriano Siqueira, que tiveram contato com Kizzy, Liz ou suas famílias, Kizzy continua no hospital, mas não corre risco de vida. Ontem estava sendo submetido a exames para verificar a existência de algum traumatismo. Esteve sedado a maior parte do tempo, e ao acordar não conseguia abrir direito um dos olhos. Aparentemente perdeu alguns dentes e deverá ser submetido a cirurgias plásticas. Quanto à Liz, foi liberada ontem mesmo, com alguns hematomas, e está inconformada com a brutalidade gratuita, não só dos seguranças, mas também do gerente da casa. A casa noturna a Lôca ainda não se manifestou, e pelo que saiu na imprensa, joga toda a responsabilidade do episódio nos ombros dos clientes. Note-se que, enquanto Kizzy continua internado, nenhum funcionário do estabelecimento teve passagem por hospital, o que já evidencia a brutal desigualdade da violência entre os envolvidos.

ESSA BARBÁRIE NÃO PODE FICAR IMPUNE! A CASA NOTURNA "A LÔCA" DEVE ARCAR COM A RESPONSABILIDADE MORAL, JURÍDICA E FINANCEIRA DE CONTRATAR VÂNDALOS CRIMINOSOS PARA VIGIAR E INTIMIDAR SEUS CLIENTES.

Segundo informações não-confirmadas, porém, os agressores que trabalham como seguranças da casa são policiais de folga. Ainda, algumas pessoas do meio literário e jornalístico denunciaram que agressões semelhantes já ocorreram na casa noturna A Lôca, sem punição dos envolvidos. Com tudo isso, é de se temer que o episódio termine, como sói acontecer neste país amante das leis e da moralidade, em pizza.

Ao longo do dia de hoje deve haver mais informações. Um relato bastante informativo foi escrito por Lord A., e pode ser lido aqui.

Quem quiser checar as informações que saíram na mídia, eis os links:
Folha
.......
Portal G1, primeira nota e segunda nota.
.......
UOL
.......
O Globo
.......
E esta aqui é uma notícia SUPER-TENDENCIOSA, do Portal Terra. O pessoal no twitter meteu a boca e falou horrores da total falta de profissionalismo e competência de quem redigiu a nota.

Abraços a todos. Evitem a casa noturna A Loca e divulguem a seus amigos que frequentar o local faz mal à saúde e traz risco de vida.

Martha Argel
PS. Giulia Moon escreveu em seu blog, Phases da Lua, um relato tocante sobre esse episódio chocante. Não vou nem tentar dizer nada. Vão lá e leiam.

3 comentários:

Eric disse...

Foda isso.
Mas eles se ferraram, pq a gente tem voz e isso vai ecoar mais e mais por um bom tempo. Bjss

Martha Argel disse...

Eric, você está certo, a gente tem voz, e tem que usar. Sei que ontem mesmo você já divulgou essa covardia nojenta em seu blog, Fantastik. Entre muitos outros escritores e agitadores culturais que já se manifestaram, a Giulia escreveu um depoimento emocionante. Dê uma olhadinha. Beijos!

Ives Morgen disse...

Pelas fotos se percebe o tamanho da agressão ocorrida.

http://www.kizzyysatis.blogspot.com

http://themaozoleum-noticias.blogspot.com/2009/09/liz-vamp-e-agredida-durante-seu.html

e em video : http://www.youtube.com/watch?v=IQ708fhCc7U

Nada justifica esse ato..e nada justifica também que até agora ninguem...mas ninguem da casa tenha se posicionado à respeito.

Independente de serem nomes conhecidos da nossa cena, são pessoas...que merecem respeito...inclusive de todos aqueles que já participaram com ela de eventos...

Estou ainda aguardando que muitos outros profissionais (djs, organizadores etc) se posicionem, visto que nenhuma casa noturna tem esse direito junto ao seu público.

Estou divulgando em todas as comunidades que possuo acesso no orkut e enviando e-mails ao site da A Loca...enfim, fazendo a minha parte.