segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conto de vampiros (quase) inédito, e muito mais!

.
Amigos, apesar do atraso de alguns dias, gostaria de convidá-los para visitar o Blog "Terroristas da Conspiração", que no dia 13 de agosto postou um continho meu em comemoração ao Dia do Vampiro.

Cliquem aqui para ler "A cura para o tédio", escrito há alguns anos, numa fase especialmente malvada, e nunca publicado em papel. Quem quiser imaginar que é a vampira Lucila, esteja à vontade. Espero que curtam! E vou ficar feliz se deixarem um comentariozinho...

Ah, aproveitem pra visitar o resto do blog, que é mantido pelo Romeu Martins e tem muita coisa interessante!

======================================

Ando bem relapsa com este meu blog. Só coloco convite para os eventos, e nunca volto aqui pra agradecer quem apareceu por lá e contar como foi.
Se eu disser que tenho um bom motivo, vocês aceitam minhas desculpas mais sinceras? Na verdade, tenho dois bons motivos: os atrasos mais que escandalosos em dois livros em que estou trabalhando, ambos sobre aves brasileiras.
Um é o interminável Guia de Campo WCS Aves do Brasil, que estou coordenando para uma organização ambientalista chamada Wildlife Conservation Society. Estamos na reta final. O outro é um projeto bem menor, mas nem menos fascinante: um guia para as aves da Serra do Mar paulista, encomendado por outra organização, o WWF-Brasil.
Os vampiros que me desculpem, portanto, mas por algumas semanas mais as aves são prioritárias.
Mas vamos lá, resumindo minhas impressões dos últimos eventos:

* Lançamento de “O Livro Vermelho dos Vampiros” – aconteceu no dia 18 de junho, em um espaço cultural que eu não conhecia, o B_arco, pertinho da Cardeal Arcoverde, num beco interessantíssimo, um cenário perfeito para vampiridades. Teve um público misto de vampirófilos e pessoal que curte mais outros tipos de literatura, e foi legal conhecer pessoas novas. Dentre as figurinhas carimbadas da fina flor vampírica, estavam Giulia Moon, Adriano Siqueira, Cid Vale Ferreira, Luciana Fátima e Kizzy Ysatis, além de Silvio Alexandre, Roberto Causo, Finísia Fidelis, Mariana Albuquerque e Renato Cosentino. Alguns dos outros autores da antologia eu já conhecia, como Luis Roberto Guedes e minhas amigas Jeanette Rozsas e Flávia Muniz, e conheci vários outros, como Tereza Yamashita (uma simpatia!), Luis Brás, Andréa del Fuego e Marcelo Coelho. Meu irmão Billy também deu o ar da graça, junto com meu sobrinho Mathias.


* Dois dias depois, aconteceu a Mesa Redonda sobre Literatura de Terror, da qual participei com André Vianco, Nelson Magrini e Alexandre Heredia, e na qual tentamos não ficar falando só de vampiros. Foi ótimo, e tinha um bom público (como não pode deixar de ser em todos os eventos que o André participa...). Apesar do shopping Bourbon ser longe pra caramba, o pessoal da casa, em particular o escritor e querido amigo Claudio Villa, faz questão de valorizar a literatura fantástica brasileira, não só indicando os livros, mas mantendo um acervo excelente, talvez o melhor de São Paulo.

* Alguns dias depois, no dia 30 de junho, foi a vez do lançamento de meu segundo romance, “O vampiro da Mata Atlântica”, na Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista. Foi MARAVILHOSO! O auditório foi pequeno demais pro tamanho do público que aceitou meu convite para assistir à palestra “Mata Atlântica: da Ciência à Ficção”. Fiquei emocionada em rever um monte de colegas meus que há muito não via. Foi algo fantástico ver meus vamp-amigos misturados com os bio-amigos, todo mundo interessado na apresentação, que pra mim foi uma viagem ao passado. Dois momentos marcantes foram os relatos do caso dos jacus psicopatas da Ilha Anchieta e do episódio da sementinha assassina ambulante.



* Dias 4 e 5 de julho – Evento Distopias: foi feito tão às pressas e de improviso que quase não houve divulgação. No dia 4, dei um workshop sobre Criação de Personagens Fantásticos, e no dia 5, Humberto Mora Neto, Silvio Alexandre e eu falamos sobre “A Ficção Científica de Edgar Allan Poe”. Na platéia, meia dúzia de gatos pingados, o que sem dúvida não era o intuito dos organizadores, mas para mim foi ótimo, pois as apresentações foram quase bate-papos com interlocutores interessantes, como Roberto Causo, Finísia e vários outros. Aliás, a aula dada pelo Causo no dia 4, sobre Gêneros de Ficção Científica, foi excelente. De quebra, ainda encontrei vários amigos que participavam do encontro de RPG que hospedou o malogrado simpósio.

* Fantasticon – 25 e 26 de julho. Putz, esse foi simplesmente DEMAIS!!! O evento conseguiu se manter, galhardamente, sem precisar do apoio do encontro internacional de RPG (como nas edições anteriores). O formato foi excelente, sem atividades paralelas para dividir o público. A biblioteca Viriato Corrêa foi uma escolha inteligentíssima, não só pelo espaço mas também pelo apoio do pessoal da casa, capitaneado pela bibliotecária-chefe Durvalina Silva. A presença de público foi muito grande, ao menos nas mesas redondas e debates a que assisti - pelos meus cálculos, em nenhum havia menos de 80 pessoas; em um caso a lotação da sala (101 lugares) estava esgotada e havia gente de pé. A mesa-redonda de que participei, sobre o Fantástico na Educação, teve um público interessado que quase lotou o auditório. A belíssima palestra de Braulio Tavares fechou brilhantemente o evento.
O Fantasticon 2009 conseguiu firmar de vez o evento como uma grande referência nacional de Literatura Fantástica. O Silvio Alexandre, que organizou tudo praticamente sozinho, merece não só nossos parabéns, mas também nossos agradecimentos por conseguir inserir a LF no panorama cultural de São Paulo e do Brasil.

Mesa redonda sobre o Fantástico na Educação.

Giulia e eu com o FicZine, lançado durante o evento.

Meu querido amigo Roberlândio Pinheiro e eu.


* Lançamento de “Território V”, organizado por Kizzy Ysatis, no dia 13 de agosto, dia dos Vampiros. Não participei dessa antologia, mas fiz questão de ir ao lançamento, e não me arrependi. Foi um dos melhores lançamentos de livro a que já fui, pelo alto astral das pessoas, a simpatia de todos e a alegria por todos os cantos. Acho que foi por causa do próprio Kizzy. Pessoa mais simpática e cativante está para nascer! Da galera vampírica apareceram Adriano Siqueira, Lorde A e Lady Agatha, a linda Liz Vamp, além dos autores Giulia Moon, Cid Valle Ferreira, Flávia Muniz, Luis Eduardo Matta e grande elenco! Na foto, estou com minha mãe, a Martha Argel original, e nossas amigas Thalya e Thayná.


* E no dia seguinte, uma mesa redonda de autores vampíricos, no Sesc Ipiranga. Foi bem pouca gente, talvez por conta do lugar, do horário tardio e da falta de divulgação entre o público vampirófilo. Entre outros, participaram Giulia Moon, Flavia Muniz e Kizzy Ysatis. Tive a alegria de estar acompanhada, na platéia, por Liz Vamp, Adriano Siqueira e o querido Lord A, além de ter conversado rapidamente com os escritores Fabio Fabricio Fabretti e Raphael Draccon. O Sesc Ipiranga é lindo, e o evento transcorreu ao ar livre. Teria sido uma idéia genial, não fosse o fato da temperatura ter caído a 16 graus... Assim, fica a dica: evento ao ar livre, só avisando com antecedência, e lembrando de que nem todo mundo gosta de (ou pode!) ficar exposto ao frio invernal.

Pronto, acho que consegui resumir as últimas semanas, super-agitadas em termos de eventos vampíricos.

Logo tem mais por aí!

Beijos a todos
Martha

Nenhum comentário: