quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Por algum motivo insondável, poesia em geral não me diz nada. Não, não é que eu não goste de poesia. Eu simplesmente não consigo entender poesia. De novo: não é que eu não goste de poesia. Eu desligo. Meu cérebro não registra. Se estou ouvindo, não compreendo as palavras. Se estou tentando ler, meus olhos vagueiam e param no número da página. Acontecia a mesma coisa com fórmulas matemáticas, na faculdade. Eu não conseguia vê-las.
Mas uma ou outra poesia fura a barreira de minha insensibilidade poética. Não sei o porque. Parece ser aleatório. Uma das raríssimas exceções é essa aí de baixo, que aprendi quando era criança. Ouvi no rádio outro dia, lá no apartamento do meu consorte, na Cidade Maravilhosa. E meu dileto e amoroso parceiro fez a gentileza de conseguir o poema inteiro. A foto aí em cima tirei em Sintra, Portugal, no Palácio da Pena.
Ismália
Alphonsus de Guimarães(1923)
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava perto do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
domingo, 25 de janeiro de 2009
Pavilhão Japonês, Ibirapuera.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Vampiros na revista Leituras da História
Caros amigos, a revista "Leituras da História", número 16, de janeiro de 2009, acaba de chegar às bancas com uma matéria de oito páginas sobre a origem e a trajetória do mito do vampiro nas artes.
A matéria é o resultado de uma longa entrevista que Humberto Moura Neto e eu demos ao jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto, quando foi lançado nosso livro "O Vampiro Antes de Drácula" (editora Aleph), durante a Bienal do Livro de São Paulo, em 2008.
A matéria ficou muito bacana (com direito a chamada na capa da revista e tudo!). Pra quem ainda não teve oportunidade de ler o livro, é uma ótima amostra do que tem por lá. E para quem já leu, tem muita coisa inédita, que não pudemos incluir por extrapolar o conteúdo proposto. A entrevista está ilustrada com uma pequena parte das ilustrações que haviamos reunido e que, infelizmente, não foram usadas no livro.
Espero que vocês curtam!
Abraços e beijos a todos, e um FELIZ 2009!
Martha Argel
P.S. Curiosamente, "O Vampiro Antes de Drácula" foi mencionado como sugestão de leitura, também agora em janeiro, por uma publicação completamente diferente. Imaginem, a revista Sexy!
Marcadores:
Leituras da História,
literatura,
vampiros
Assinar:
Postagens (Atom)