quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Hola todos.

Estou em Neuquen desde anteontem. A Patagonia cerca toda a cidade, com sua paisagem arida, interminavel, perturbadora. Cheguei aqui, vinda de Bariloche, no mesmo onibus que carregou Jorge e Ana para Buenos Aires. O plano e que nos reencontremos daqui uma semana.
A viagem teve a trilha sonora perfeita, "The Joshua Tree", do U2. Desde que ouvi pela primeira vez a musica "Where the streets have no name", foram essas paisagens desoladas que me vieram a cabeca, o altiplano, a estepe patagonica. Afinal reuni ambos, trilha sonora e paisagem.
Estou na casa de Dominga Argel, uma prima distante, e de Claudio e Rosario. Ah, e de Sissi, uma viralatinhas preta e branca que e a coisa mais simpatica do mundo. Saudades do Thor! Apos minha chegada, tinha tanto assunto para colocar em dia que o tempo nao alcancava. Papo de familia. Claudio preparou um churrasco tao bom que comi demais e quase passei mal.
Ontem: nao postei porque o cyber a que fui estava uma merrrrrda. Se algum de voces vier a Neuquen, minha dica e o Cyber del Alto. O outro era muito mais bonito, mas foi pura perda de tempo.
De manha passeei com Dominga pela cidade: 300 mil habitantes e apenas um seculo de idade. Tudo por aqui e muito novo. A conquista da patagonia e coisa do seculo XX. E de tarde...
FINALMENTE!!!! Conheci Plaza Huincul. Esse lugarejo petroleiro e, hoje, um dos principais centros de pesquisa de dinossauros do mundo todo. Visitamos o museu Carmen Funes e puta que o pariu, voces nao fazem ideia do TAMANHO do Argentinosaurus huinculensis, descoberto ali na localidade. E o maior dinosauro do mundo, e passar por baixo de um monstro com 40 m de comprimento foi um delirio. Alem dele, havia ainda um exemplar de Giganotosaurus carolinii, que pra mim tinha um interesse especial. Continuem lendo e verao.
A emocao que senti ao entrar no museu foi imensa. Era um sonho que tinha desde 1997, quando li uma materia na National Geographic sobre dinossauros patagonicos. Depois, li o livro de Rodolfo Coria, Dinosaurios en Patagonia, e fiquei obcecada com a ideia de ir ate esse lugar. Coria e hoje o diretor do museu, e nao estava la, mas conheci Osmar Garcez, que e o cozinheiro das expedicoes paleontologicas, e que com muita simplicidade descreveu a rotina do acampamento e como descobriu dentes do Giganotosaurus. Esse dino deixa o gringo T. rex no chinelo: e maior e sua cara e muito mais malvada. Alias pra quem leu o Relacoes de Sangue, ta la: fiz questao de falar desse predador fantastico! E nunca imaginei que conheceria em pessoa alguem que estava presente na expedicao que descobriu o mais famoso exemplar da especie. Alem de Osmar, conheci Clarita, que nao so tem o nome de meu personagem principal, mas e alucinada por vampiros, e Alfredo Gerez, tecnico do museu que escreve contos de Terror!!! E ainda, bati papo com uma paleontologa muito simpatica, Premji Paulina, que desenvolve uma tese com o basicraneo de teropodos, inclusive do Giganotosaurus. Uau! Em pouco mais de dez minutos de conversa delineamos alguns planos bem interessantes. Caramba, se der certo, vai ser o maximo!!!
Sai de Plaza Huincul com a sensacao boa de que em algum dia nao muito distante vou voltar, e que esses dinos tambem vao ser, no futuro, um pouco meus.
Hoje, o calor sufocante dos ultimos dias foi substituido por um chuvisco agradavel e bem-vindo. A secura tem sido tamanha que uma verruga que ha anos me incomodava no dedo medio da mao direita, secou e caiu! Ainda estou impressionada.

Beijos a todos. Aproveitem a vida e as pessoas interessantes, e nao percam tempo com os chatos.

Martha Argel
uma vampira entre dinossauros

Nenhum comentário: