quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Boa tarde!

Ultimo dia em Bariloche, despedida em grande estilo, navegando nas águas azuis do lago Nahuel Huapi. O barco, o Modesta Victoria, embarcaçao histórica, na qual viajaram, segundo um tripulante, "de Fidel Castro a Bill Clinton". E, segundo uma amiga minha, também "Martha, Ana e Jorge". E, ainda segundo ela, "é o que vao dizer às proximas personalidades que vierem a bordo".
Visitamos o Bosque de los Arrayanes, situado em uma ilha no meio do lago. O arrayán é uma árvore cuja casca tem um lindo tom de canela, e o bosque, nos locais onde bate o sol, parece em brasa. Nao dá pra descrever o cenario. Diz a lenda que Walt Disney esteve nesse bosque e se inspirou para o desenho do Bambi. E dizem que a lenda é só lenda. Sei lá, prefiro minha versao: na ilha mora o fantasma do Disney, que rapta as criancinhas que visitam a ilha, mata-as, estripa-as e manda-as para a Terra do Nunca Mais.
(credo, estou tendo dificuldade para escrever em português!)
Do bosque, fomos para a Isla Victoria, onde passamos praticamente todo o dia. Fomos à praia, e desta vez consegui entrar até o joelho! A ilha tem, pra variar (e jà está ficando até repetitivo) paisagens deslumbrantes.
Voltei agora há pouco, direto para o cyber. Hoje parece que o dia termina cedo.
Mas estou nervosa. Amanha, sete e meia da manha, parto para o Chile. Nao tinha planejado cruzar os Andes (inicialmente nao pensava sequer vir a Bariloche!), mas a ideia surgiu e germinou e ganhou força, e portanto, Puerto Montt, aqui vou eu! E, repetindo, estou nervosa com a ideia de ir de improviso para outro paìs. Tudo bem, já fiz isso outras vezes, mas sempre acompanhada. Sei lá. Vamos ver que bicho dá.
E por mais intensa que seja a viagem, a vida normal nao para. É estranho receber aqui, em plenos Andes Patagönicos, mensagens que dizem respeito ao dia-a-dia, aos assuntos pendentes e os lugares-comuns de sempre. Ontem foi especial, recebi algumas mensagens que me deixaram num estado de espirito um tanto estranho. É como se eu fosse duas pessoas, uma aqui, viajando e aproveitando o momento, a outra em Sampa, em frente a meu computador, trabalhando e escrevendo como sempre, sonhando com as viagens. Espero, durante a viagem amanha, ter um pouco de sossego para pensar um pouco e curtir tudo o que está acontecendo com essas duas pessoas.
Se tudo der certo, amanha escrevo-lhes de outro país, às margens do Pacífico.

beijos, queijos e felicidades

Martha Argel,
à beira de outra aventura

Nenhum comentário: