segunda-feira, 22 de maio de 2006

Boa tarde!
Ca' estou de volta a NY. Cheguei ontem no comeco da tarde, com frio e chuva.
A chegada ao aeroporto de La Guardia, em NY foi muito facil, talvez porque a partida de Toronto foi um pesadelo paranoico. TODA a parafernalia de seguranca esta' la', na partida, de forma que vc ja' entra nos EUA dentro do aeroporto de Toronto! Devo ter demorado mais de uma hora nos procedimentos de check-in, aduana, imigracao, revista. Bom, pelo menos serviu para passar o tempo (e por sorte consegui entrar na fila antes de um grupo que, aparentemente, reunia todas as senhoras de meia idade de alguma grande cidade japonesa). Esperei bem pouco na sala de espera. E o desembarque foi muuuito rapido. Desci do aviao praticamente na rua, e como o aviao era pequeno, as bagagens nao demoraram nada pra chegar. Ate' o trafego domingueiro ajudou. Pouco mais de uma hora depois da aeronave tocar terra eu ja' estava no apartamento!
* * *
De volta ao ape, eu ja' tinha decidido que ia passar o resto da tarde trabalhando e lendo, porque o dia parecia absolutamente miseravel. Entao o sol abriu, lindo (mas nao menos frio), e resolvi bater perna. Estudei a rota dos metros no mapa, e descobri que o numero 4 me levaria bem onde eu queria, Fulton Street, do lado de um sebo fantastico. Tomei o 2, baldeei pro 4 e algumas estacoes depois... descobri que ele estava indo numa direcao totalmente diferente!!! Desembarquei assim que noteo, mas ja' era tarde, eu estava muuuuito longe do sebo. Paciencia, afinal, deve ter coisas muito piores no mundo do que cair de paraquedas em Little Italy. Resultado: acabei conhecendo nao apenas esse bairro mas tbm o SoHo e Greenwich Village! Muito legal!
* * *
No SoHo descobri uma loja chamada Evolution. Uma loucura!!! So' coisas relacionadas a natureza. Nao, nao e' o que vcs estao pensando, nao e' uma petshop ou uma loja de camping. Conchas, cranios e ossos, animais taxidermizados, insetos fixados, pedras bizarras, garras e dentes, espinhos de ourico, e ate' aquelas cabecas de alce que a gente ve penduradas nas paredes, em filmes. Um verdadeiro gabinete de naturalistas do sec. XIX. Pra ter uma ideia, visitem http://www.theevolutionstore.com/
* * *
Passeando por Greenwich Village, resolvi entrar numa lojinha de guloseimas e comprar algo pros meus sobrinhos. O cara que atendia era bengali (de bangladesh)e era uma figura. Sabem o Apu, dos Simpsons? Justo. "leva isto, faco preco bom", "ah, isto aqui, muito bom, se levar muitos faco bom preco". Queria me empurrar todo o estoque da loja. Quando ja' tinha registrado tudo, ainda pega uma barra de chocolate Wonka (sim, elas existem!!!) "leva esta, muito boa, faco preco, de 2.99 por 2.00" e ja' foi enfiando na sacola. Bom, eu deixei, porque nem sabia que existia esse chocolate, e a molecada em casa vai curtir. No fim, ainda me deu dois pirulitos Chupa-Chups de presente.
* * *
Os New Yorkers parecem SEMPRE ter algo nas maos, em geral um copo de cafe ou um celular. Ou ambos. Mas pode ser um IPod, um livro, um jornal, uma sacolinha. Ou todas as anteriores.
* * *
Hoje de manha vi uma cena MUITO bizarra na rua em frente ao predio onde estou "morando". De repente, todos os carros junto ao meio fio da calcada oposta comecaram a debandar. Uns foram para o meio da rua, outros subiram desesperados na calcada. Que porra era aquela??? De repente vi, vindo a toda velocidade, uma maquina do tamanho de um carro, com umas escovonas gigantes girando embaixo. O cara foi passando com tudo, varrendo a rua, e tenho certeza de que se algum carro ficasse na frente dele, ele varia junto. A medida que ele passava, todos os carros voltavam a seus lugares e acabavam estacionados como se nada tivesse acontecido. Que coisa maluca!!! E' por isso que todo mundo e' meio neurotico com o dia da varricao. Capaz que tenho pesadelos com aquela coisa esta noite!

hugs and kisses
Martha Argel

Nenhum comentário: