sábado, 29 de abril de 2006

Oi, todos.
Morrendo de pressa porque voi sair para observar aves com minha amiga Jean. Estou num lugar chamado Darien, em Connecticut, e vcs nao imaginam como isso aqui 'e lindo. Mais cenario de filme, A casa da jean fica, claro, no meio das arvores, nem parece uma area residencial, parace um parque! Catorze especies de aves no comedouro enquanto tomavamos cafe da manha, e os esquilos e deers (veados) passeado pelo quintal enquanto ela praguejava, pois eles sao pestes!!! Ha' coelhos tbm, maas esses nao sao pragas.
Nos dois ultimos dias participei de um simposio sobre conservacao e biodiversidade no Museu Americano de Historia Natural. Foi fantastico, conheci um monte de pesquisadores, nao apenas americanos, mas brasileiros, colombianos, argentinos, portugueses... Maravilhoso. E conheci o museu tbm.

desculpem ser rapida. as aves e a jean me esperam!!!

beijos e queijos,
Martha Argel

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Rapidinho!
Tenho ido todas as manhas ao Central Park observar aves.
Outro dia, um homem bem velhinho me parou:
"Ha' quanto tempo esta' observando aves?"
"O senhor quer saber, desde que horas estou aqui hoje?"
"Nao, ha' quanto tempo vc observa?
"Desde sempre. Desde que era crianca."
"E posso lhe perguntar por que observa?"
"Porque as aves sao lindas. Por causa da liberdade delas."
"Eu estive na cadeia. Enquanto estive la', sem liberdade, eu costumava olhar para elas. Elas voavam, e eu voava junto com elas. Agora estou livre, e venho dar comida para elas todos os dias. Ha' cartazes proibindo, mas eu as alimento mesmo assim".
Achei tocante.

***
E ontem, voltando do Zoo, parei para olhar o lago. Havia um soco'-dorminhoco pousado 'a beira d' agua. Um casal por perto me perguntou qual o nome daquela ave. Sera' que na minha testa esta' escrito especialista em aves? :-)

***
Faz sol la' fora. Ainda nao sai' para passear, a nao ser as sessoes de birdwatching de manha. Hoje vi as primeiras Northern Rough-winged Swallows do ano, sobrevoando o lago. Ontem nao estavam la'. A migracao aqui e' TAO evidente! A grande onda esta' comecando. Amanha devemos ter novidades.

***
Converso com estranhos todos os dias. Birdwatchers que querem saber se vi algo bom ou que querem informar novidades. Pessoas passeando no parque. Donos de cachorros - com esses, ha' uma tecnica infalivel: vc sorri para o cachorro, e o dono sorri para vc e diz bom dia. Pa-pum. Tiro e queda.

**
Acabo de ter uma reuniao com Robert Ridgely e Guy Tudor, dois Deuses da ornitologia neotropical. Caramba. Ainda nao me recuperei. Nunca na vida pensei que estaria discutindo coisas tao importante com eses dois!

***
Algumas fotos ja' estao no ar: http://marthaargel.multiply.com . Tambem tem novidade no orkut (tanto no meu album como no do Pinguim Viajante).

***
Vou estar fora do ar por uns dias. Amanha e depois participo de um congresso no Museu de Historia Natural. Entao vou para New Haven com uma amiga.

Se tiver tempo, segunda feira estou de volta.
Beijos e queijos!

Martha Argel

segunda-feira, 24 de abril de 2006

Bom dia!
Parece que faz um mes que sai' de Sampa.
Resumindo: cheguei aqui em Nova York na quinta-feira e instalei-me em um confortavel apartamento na 5a. Avenida, bem de frente para o Central Park, que posso ver da janela de meu quarto. A primeira coisa que fiz foi quebrar em mil pedacinhos um mimoso passarinho de vidro que decorava o banheiro. A cama parece daquelas camas de filme, alta, com dossel (!!!), um edredom fofissimo e milhoes de travesseiros. Em seguida, uma serie de reunioes no Zoo do Bronx e pra terminar o dia um jantar de salada e frango frio com o John.
O dia seguinte comecou com uma sessao de birdwatching no Central Park, com John e Kat, uma nova parceira de trabalho, e durante o dia tentei trabalhar, sem muito sucesso. 'A noite, saimos para Rhode Island - conheci os estados de Connecticut e Massachussets, e tivemos um jantar espetacular em Providence, antes de chegar a Little Compton, no coutryside de Rhode Island.
Tudo la' era inacreditavelmente lindo!!!! Parecia um filme de fantasia - e o tempo todo me vinha 'a cabeca "Cronicas de Narnia", que vi durante o voo (3 vezes!!!). A casa de madeira, meu quarto no sotao, o cangamba que saiu rebolando sob a luz dos farois, o frio de quase zero graus.
De manha, o cheiro do cafe', me tirou de debaixo da pilha de cobertores aconchegantes. Quando olhei por minha janela de conto-de-fada... uau!!!! Tudo era tao bucolico, tao poetico que nao da para descrever. As arvores ainda nuas, os gramados aparados, os muros de pedra, as grandes casas antigas de madeira, tudo era perfeito. De novo a sensacao de estar num filme. Enquanto John, Mikel e Adeline trabalhavam no belissimo jardim que ha' anos estao construindo, sai' para observar aves e cheguei 'a costa marinha, a cerca de 1 km da casa. Tudo tao lindo que ate' doia...
Mais tarde me levaram para conhecer outros lugares nos arredores, e depois ajudei a resgatar plantas e musgos da area a ser trabalhada no dia seguinte.
O domingo amanheceu feio, mas ainda assim passei a manha andando pelos caminhos dos arredores. De tarde, choveu, e ajudei um pouco a recolocar o musgo no bosque recem-plantado de blueberries. Viemos embora no fim da tarde, e uma ultima surpresa me esperava: tres cervos nos fundos do quintal, me olhando desconfiados quando sai correndo na chuva para ve-los atraves dos binoculos. Maravilhoso!
A experiencia de ter ido para essa regiao, chamada de Nova Inglaterra, foi muito, muito especial. Num determinado momento, cheguei a ficar deprimida com tanta tranquilidade, tanta beleza, tanta poesia. Todo mundo deveria ter direito a desfrutar de tudo isso. Nao, nao estou vituperando contra os "malditos ianques sanguessugas". So' estou me perguntando que merda historica aconteceu com nosso pais, nossa gente, nossa sociedade, para vivermos na merda economico-politico-social em que vivemos. Mereceriamos que nosso passado tivesse chegado numa situacao muito melhor do que a que temos que suportar agora.
Hoje de manha: acordei num frio mais suportavel que o de RI, sai' para observar aves e agora estrou trabalhando novamente no Zoo. Se tiver tempo, mais tarde conto uma conversa incrivel que tive no Central Park enquanto procurava passarinhos.

beijos e queijos
Martha Argel

terça-feira, 18 de abril de 2006

Boa noite.
Último post antes da viagem, só pra dizer tchau. Amanhã de noite embarco rumo a New York, New York. Não vou negar que estou nervosa, afinal é a primeira vez que vou passar tanto tempo em um país cuja língua não domino perfeitamente, e sem ter outro brasileiro por perto.
Mas tá valendo, tudo é aventura. Devo ficar uns dias fora do ar - nem bem chego lá, saio para um final de semana na Nova Inglaterra. Na volta conto como é.

Beijos e queijos. Façam coisas interessantes e vivam a vida.
Martha Argel

segunda-feira, 10 de abril de 2006

Caramba, já faz uma semana que postei pela última vez?! Onde é que o tempo vai parar?
Contagem regressiva chegando ao final: faltam 8 dias pra ir pra NY.
Ando morrendo de vontade de escrever algum conto de vampiros, mas os preparativos pra viagem (sem falar na ansiedade!) não deixam tempo. Quem sabe enquanto eu estiver lá consigo fazer algo. Tenho até uma idéia já rabiscada, uma historinha que bolei da outra vez que estive na Grande Maçã.
Fora isso, que coisa, estou sem assunto!
Alguém aí já foi assistir Irma Vap?

beijos e boa noite!
Martha Argel

segunda-feira, 3 de abril de 2006

Bom dia, bom começo de semana!

Tive um domingo tão fora do comum que em algumas horas achava que era um delírio. De repente lá estava eu, sendo apresentada por um locutor como jurada de um concurso de modelos (!), juntamente com José "Zé do Caixão" Mojica Marins, Liz Vamp, sua irmã Merisol e meu vamp-amigo Kizzy Ysatis. Como se julga um concurso desses? Eu não tinha a mínima idéia. Aprendi na hora, e foi bem mais divertido do que imaginei. Mas meu momento celebridade foi apenas parte de uma louca aventura com a Liz e o Kizzy, que se estendeu do início da tarde até a madrugada afora, recheada de figuras bizarras. Vimos Elvis Presley, que não morreu, está vivo, vestido de branco e cantando no centro de São Paulo. Fomos transportados por um taxista que afirma ter orgasmos múltiplos (!) e por outro que viu uma menina-fantasma na Régis Bittencourt. E ainda fomos levados pela empresária da noite e socialite Lilian Gonçalves em um tour por seus domínios gastronômicos.
Depois de um break de fofocas, vinho barato e muitas risadas, nos abalamos até o bom e velho Salamandra, que voltou a ter domingueiras góticas, agora batizadas de O.Culto. Vale a pena! O lugar como sempre é lindo, e o evento aos poucos vai tomando forma. Nessa sua segunda edição, estava quase tão cheio quanto o finado RIP do Carcasse. Nos encontramos lá com o Fernando Erlantz, a Michelle, a Giulia Moon, o Roberto, a Amanda e mais um monte de conhecidos. Bati papo com os organizadores e eles estão bem empolgados. Fotos no site do Fernando, http://visuh.net/ .
No total, um dos domingos mais malucos que já passei. O duro agora é voltar ao batente, mas não tem jeito, né?

Beijos a todos, curtam as temperaturas amenas que finalmente se instalaram na cidade.
Martha Argel

sábado, 1 de abril de 2006

Sábado de sol. Depois de uma rápida sessão de compras, parece que estou mais perto de viajar. Na mala se acumulam aquelas bizarras encomendas que expatriados saudosos costumam fazer. Vai ser um barato ver a cara de minha prima ao ver o monte de coisas que estou levando.
Tive de adiar a viagem por uns dias, e só embarco dia 19. Estou numa ansiedade só, ficar em NY por três semanas é algo que jamais teria me passado pela cabeça, ainda mais trabalhando com livros!
Putz, desta vez vai, vou visitar o Bronx Zoo decentemente e conhecer o Museu de História Natural!!!
E enquanto a contagem regressiva corre, tem um moooonte de coisas para deixar pronta.
Hoje a Mônica Beta, consultora para assuntos fisiológicos, vem aqui, para verificar a plausibilidade de mais uma de minhas histórias de vampiros. Afinal, não é porque a carreira de doutora em ecologia vai de vento em popa que vou esquecer os filhos das trevas! Posso estar afastada deles, mas não é por isso que vou deixá-los de lado!

beijos, e bom outono para vocês!
Martha Argel
(P.S. atualizei os links na coluna aí da direita. Desorde é um blog em galego, de meu amigo Xabier, que se tudo der certo vou rever ainda neste ano)