quinta-feira, 31 de março de 2005

Olá, amigos!

Neste sábado, dia 2 de abril, às 15 horas, faremos um encontro descontraído na lanchonete do Centro Cultural Vergueiro, um sarau vampírico com mini-palestras e leitura de contos e poesias.
Vou apresentar a quarta palestra da série "Biologia dos Vampiros". Desta vez, o tema é "O Vampirismo na Natureza" (ou "O EstiloHematófago de Ser").
A Giulia Moon e eu estaremos distribuindo a edição no. 3 do FicZine, sobre Mulheres Superpoderosas.
E, se der certo, terei algumas novidades sobre meu novo romance vampírico, "Amores Perigosos", cujo lançamento já está marcado para junho. (Assim que a programação estiver definida, divulgo aqui, ok?).
A seguir, as informações sobre o Sarau:

SARAU DA TINTA RUBRA:
DIA: 02 de abril, NESTE SÁBADO!!!
LOCAL: lanchonete do CENTRO CULTURAL VERGUEIRO, ao lado do metrô Vergueiro.
HORA: 15 horas.

Mini-palestras:
BIOLOGIA DOS VAMPIROS, por Martha Argel
METAFÍSICA DOS VAMPIROS por Roberto Melfra
MEMNOCK, livro de Anne Rice, por Fernando (moderador do grupo AnneRice-BR)
VAMPIROS NO HQ, por Adriano Siqueira.

Leituras:Contos e poemas pelos integrantes da Tinta Rubra.

Distribuição dos fanzines FicZine, Adorável Noite e Necrozine.

Espero vocês lá!!!

Beijos jugulares

Martha Argel

domingo, 13 de março de 2005

Bom dia, todos.
Não esperava continuar na correria. As coisas mais inesperadas acontecem na vida da gente, como por exemplo te pedirem pra escrever um livro em quinze dias e depois informarem que o material precisa ficar pronto antes disso!!!
Que que eu posso contar das últimas semanas?
Entreguei o Amores Perigosos na editora. Estamos tratando agora da capa e da data de lançamento. É pra logo. O plano é termos uma mesa-redonda sobre vampiros na ficção, numa badalada livraria paulistana. Aguardem.
Darei uma palestra, A Biologia do Vampiro, dia 20, às 13:00, durante o Dia do Fã, promovido pela revista Sci Fi News. Será no Museu da Imigração, no Brás, pertinho da Faculdade Anhembi-Morumbi. O lugar é lindo, estive ontem lá e me surpreendi. A entrada é R$ 4,00 e estudantes R$ 2,00 (cobrados pela própria instituição), e um quilo de alimento não-perecível. Mais informações no site da revista, http://www.scifinews.com.br/ .
Li um livro que odiei, Amazonia (assim, sem acento), de um ianque cujo nome nem lembro. A trama: um bando de estadunidenses, incluindo o exército, invade a Amazônia brasileira em busca de um pesquisador desaparecido (leia-se bio-pirata), enquanto uma multinacional contrata um assassino pra matar todo mundo e se apossar das descobertas. Os ianques são bonzinhos e idealistas, o vilão é francês, os brazucas inexistentes (só tem um), tem índios encolhedores de cabeça, piranhas e jacarés assassinos e um paraíso desconhecido (cópia escarrada do Mundo Perdido, do Doyle). Todos os esbirros acabam mortos, à la Star Trek. O sujeito mistura à vontade a cultura latino-americana e cria um salseiro onde pululam erros de português, castelhano (!) e até Sranam Tongo (a língua do Suriname!). Deve estar ganhando uma puta grana às custas da ignorância alheia.
Por outro lado, acabo de ler um livro de-li-ci-o-so, Dead until Dark, de Charlaine Harris. Uma garçonete que tem a capacidade de ler a mente alheia e sofre com essa "deficiência", como ela chama, decobre que não consegue ler os pensamentos de um vampiro, e acha tão maravilhoso esse "silêncio" que se apaixona por ele. Daí a trama segue, com assassinatos em série, vampiros desequilibrados e a vida de uma cidade interiorana do Sul dos EUA, tudo misturado, num tom delicado e leve, que contrasta com as cenas de violência e sexo. Eu não conseguia parar de ler. E daí que parece cópia de Laurell K. Hamilton? E daí que dá pra notar a inspiração em Tanya Huff? O clima da história é ótimo! Agora já estou lendo a continuação, Living Dead in Dallas, e sofrendo porque tenho o terceiro mas ainda não tenho o quarto livro da série!

beijos a todos

Martha Argel

terça-feira, 1 de março de 2005

Bom dia, todos.
Achei que o sufoco ia terminar quando eu saísse do projeto do Suriname. Dois equívocos: primeiro, não terminou, só piorou, e segundo, ainda não consegui sair de todo. Foi só meus clientes acharem que tinha saído e vieram com tudo. Me soterraram de trabalho. É grana, não posso reclamar.
Nesse meio tempo, relancei meu livro Olhos de Gato, novamente pela Writers. O release segue abaixo. Por enquanto, só eu tenho pra vender. Esse livro vai ser tipo ?item de colecionador?, quem quiser ler vai ter de (v)ir atrás. Mesmo porque eu não tenho fôlego pra investir em divulgação e vendas como tinha até O Vampiro de Cada Um.
Fora isso, que outras novidades? Fiz uma viagem-relâmpago a São Sebastião. Como o centro histórico está lindo! Vale a pena. Retomei minhas caminhadas, mas mesmo assim comecei a ganhar peso. Preocupante, há dois anos não acontecia. Cumpri a promessa que fiz a minha cabeleireira e entreguei as madeixas a suas hábeis mãos, de olhos fechados. Meninas, recomendo, até os homens estão reparando, é incrível como um bom corte muda tudo.
É isso. Cuidem-se. Vivam intensamente e aproveitem as coisas boas que estão a nosso redor e a gente não vê.
E agora com vocês, o release de Olhos de Gato!

Olhos de Gato

mais um livro de
MARTHA ARGEL

A qualquer momento, em qualquer lugar, o inesperado pode acontecer. Pelos corredores do supermercado, durante uma festa chata, nas ruas da metrópole e até dentro de nossa casa, um breve instante é suficiente para que a rotina de transforme numa experiência extraordinária.
A prova está nas páginas deste livro.
Dez contos de fantasia e suspense, em que alienígenas, fadinhas, duendes e bruxas transitam pelo cotidiano com tanta naturalidade que é impossível acreditar que não sejam reais.
Dez histórias que poderiam acontecer com você, neste exato momento.
Esteja preparado. Quem sabe o que o espera nos próximos minutos?

Leia, a seguir, um trecho do conto Más Companhias

Ah, bom, pelo menos agora eu já não tremia mais. Minhas mãos não tremiam ao segurar o volante. Meus pés não tremiam na hora de pisar no freio, no acelerador. O carro não ia mais morrer porque o pé do acelerador e o pé da embreagem tremiam em freqüências diferentes. Nada mais de solavancos involuntários, eu já não iria assustá-los sem querer? e muito menos querendo. Eu até que estava dirigindo bastante bem, quer dizer, não tão bem como sempre dirijo, pois nunca tinha passado por nada parecido, de forma que era perfeitamente compreensível que minha performance nas últimas horas estivesse um pouco abaixo do normal. Eu estava dirigindo bem o suficiente, e isso era suficiente.
Mas aquela faca encostada no meu pescoço ainda me incomodava. Mais do que isso, ainda me apavorava tanto quanto me apavorara no primeiro instante em que a senti ali, pousada, um grande inseto pronto para a picada fatal.

Veja como continua, em Olhos de Gato

Martha Argel é ornitóloga e doutora em Ecologia, e atua em Consultoria Ambiental. É autora dos livros Contos Improváveis, O Vampiro de Cada Um e Relações de Sangue, todos de Literatura Fantástica. Publicou também Voando pelo Brasil, obra infanto-juvenil sobre aves brasileiras.
Seus contos aparecem em vários revistas, zines, jornais e sites. É coeditora do FicZine, um fanzine de Fantasia & Ficção Científica. Tem ainda artigos científicos e de divulgação publicados no Brasil e no exterior.

Página Internet: www.argel.hpg.com.br
Lista de distribuição de textos:
http://br.groups.yahoo.com/group/MarthaArgel
Blog: http://vampirapaulistana.blogspot.com